“Muitos temores nascem do cansaço e da solidão”

"O Grito" - Edward Munch
"O Grito" - Edward Munch

Filosofando…

Eu estava ouvindo Legião Urbana com meu namorado no carro esses dias [ele ama Legião nunca vi ¬¬], todo mundo sabe que o Renato escrevia de um modo muito reflexivo. Você poderia ficar discutindo uma das letras dele por horas a fio e, ainda assim, nem todos os pormenores viriam a tona.

Esse trecho é da música “Há tempos” :
“Parece cocaína mas é só tristeza…”

Enfim, eu estava pensando [como sempre] a respeito disso. Eu já tinha ouvido essa música algumas vezes [embora ela não seja tão ‘comum’ quanto “Pais e Filhos” e “Vento no Litoral”] e percebi que nunca tinha prestado atenção nesse verso em particular. Não sei se por falta de atenção ou se por ele sempre ter escrito uma tempestade de pensamentos aleatórios na maioria das músicas – aqueles que nos fazem discutir por tanto tempo.

O fato é que eu cheguei a conclusão de que quando estamos cansados, fatigados com nossos problemas, ficamos propensos a ter medo de muitas coisas quase que sem sentido, por ‘não termos mais força’ pra suportar nada.
Quanto a solidão, bem, Dom Quixote ficou tempo demais sozinho com seus livros e todo mundo sabe o que aconteceu!  Não é bem um caso de medo, mas temos a tendência de fantasiar coisas quando passamos muito tempo somente com os nossos pensamentos.

Fantasiar é uma coisa maravilhosa, as melhores idéias nasceram de pessoas que souberam exalar fantasia pelos seus poros.
Mas a paranóia é uma coisa estranha…
Alguém que já ficou acordado sozinho em casa até tarde da noite vai saber o que estou falando. A gente imagina cada coisa!
E se, talvez, dermos atenção demais a isso podemos ficar desesperados.

Outra coisa é quando alguém sofre alguma fatalidade e tem medo que aconteça outra vez. A tia da minha irmã tem medo de sair na rua desde que foi assaltada. Ela  sai, mas cada pessoa parece um ‘possível malfeitor’.
Também tem aqueles traumas de infância que acabam com a gente. [só eu tenho medo de um monte de coisa!] Ou talvez aquelas fobias adquiridas com a idade, sem causa aparente.

Medo não é uma coisa 100% ruim, porque pode nos impedir de fazer um monte de besteiras, mas não dá pra deixar ele tomar conta da nossa vida, né?!
Faz mal, porque, ao invés de te acalmar, acaba de deixando cada dia pior e sem perspectivas de mudança.

Eu não sairia em uma tempestade terrível, mas também não deixaria de tomar um bom banho de chuva por medo de pegar um resfriado que ‘poderia’ progredir à uma pneumonia e me levar à morte. Seria insano ^^

[Esse foi grande… dipersivo também, mas eu disse tudo o que eu queria!]

7 thoughts on ““Muitos temores nascem do cansaço e da solidão”

  1. “Eu não sairia em uma tempestade terrível, mas também não deixaria de tomar um bom banho de chuva por medo de pegar um resfriado que ‘poderia’ progredir à uma pneumonia e me levar à morte. Seria insano ^^”

    Confesso que eu sairia até mesmo na tempestade terrivel…. a chuva meche comigo de um jeito que as palavras não podem expressar… da mesma maneira que o vento…. ainda mais aqueles que vem do leste^^ (desculpa a brincadeira, não resisti)

    outro post muito bom!!!

    Gostar

  2. Pensando rápido agora, eu não consigo lembrar de algum medo que eu tenha. A não ser o de ser assaltada, porque já fui, e quase no portão de casa, mas nem por isso vou para a rua morrendo de medo. E também o de descobrirem alguma mentira minha, mas para evitar isso, a muito tempo eu adotei a filosofia de contar toda a verdade, ou no máximo, em caso “extremamente” EXTREMO, omitir alguma parte dela. Isso sim é que é medo, não?! huahuahua

    “a chuva meche comigo de um jeito que as palavras não podem expressar… da mesma maneira que o vento…” Nossa, isso foi realmente tocante!!! hehehe [sem brincadeira… Adorei!]

    Gostar

Deixe uma Resposta

