As (nem tão) novas mocinhas da história

Socorro! Estamos sendo invadidos por contos de fadas modernos! \õ/
[Mais uma envolvendo a saga Twilight…]

De uns tempos pra cá as personagens femininas estão voltando a ser doces e sonhadoras, como nos filmes antigos. Nada de errado até aí, todo mundo sabe que as modas voltam. E também não existe problemas em sonhar com a vida que se deseja ter, eu mesma faço muito isso.

Penso apenas que está havendo uma regressão para alguns costumes que deixaram de ser comuns há algum tempo. O núcleo onde existe um herói que salva a mocinha parece que voltou com força total! Isso está remexendo com as mentes em formação de alguns adolescentes (principalmente aquelas seguras demais de suas opiniões – essas são as que mais pensam através dos outros).

A Brenda, como sempre postando ótimos assuntos, colocou em seu blog a seguinte matéria:  “Relacionamentos Abusivos em Crepúsculo Quem tiver paciência/curiosidade de ler vai notar que a opinião da autora deixou de lado alguns fatos importantes e dignos de nota a respeito da nova febre adolescente (afinal o comércio precisa disso pra sobreviver). A resposta da leitora destacada é totalmente plausível e a raiva da Brenna em sua opinião também (tava nervooosa ela :B). Um fã tem todo o direito de defender uma obra que conhece bem.

O que eu tentei mostrar através do meu comentário, porém, é que a autora teve sim suas razões pra colocar o assunto dessa forma – principalmente se o que ela viu foram apenas os filmes e as garotas dizendo o tempo todo o quanto o Edward é maravilhoso. Estamos voltando a presenciar, como já disse antes, aquela histórias em que um protagonista masculino é o herói e sempre salva a mocinha de algum perigo iminente. Claro que com a atual invasão de vampiros no mundo não poderia ser diferente, afinal são seres mais fortes e poderosos.

A questão a se discutir é POR QUE, ómeldels, é sempre o cara a ser a criatura mais forte? Por que não poderia ser a garota? E por que quando ela toma a decisão de agir por conta própria parece algo tão disparatado? Será que ela sempre tem que depender dele pra fazer as coisas? Foi isso que a autora do artigo quis dizer quando mostrou que não concordava com o modo como as coisas estão sendo postas. Eu estou apenas tentando mostrar os DOIS LADOS da questão, o que é justo a se fazer.

Como fã eu diria: O que aquela velha retardada está dizendo se não deve nem ter lido a história? ¬¬” – E estaria me comportando como uma adolescente histérica

Como mãe eu diria (pois é, tenho isso em mim): Ela está certa! Não queremos nossas filhas voltando aos tempos de dependência. – E estaria sendo protetora demais, achando que minha filha não sabe pensar sozinha.

Ainda existem, no entanto, três opiniões a serem notadas:

A feminista: Nós não precisamos de homens pra fazer as coisas.
O garoto ciumento: Elas só gostam porque tem caras bonitos.
Antimodista: Isso é só mais uma mania adolescente idiota!

O que posso dizer? Esses três aí estão certos! Mas estão errados também… Uma mulher não precisa que um homem faça nada, mas é bom ter com quem dividir suas preocupações. Algumas garotas gostam só de ver os caras bonitos, mas não tem problema, os homens gostam de ver as mulheres também (Thiago Nakamura >> #teamAlice). E quanto a moda, sim, eu acho uma coisa idiota. A mídia faz isso, sabe. Se eu não tivesse lido teria a mesma opinião, porque eu tenho essa tendência. Mas, como conheci antes, eu amo. Além do mais, é bem provável que procurasse saber algo pra ter a minha própria opinião.

Meu primo viu Lua Nova no cinema e disse que não gostou, porque “ninguém pega ninguém”! Verdade… isso me deixa triste também! xP O que eu estava falando pra Bubu no msn é que eles pecaram por não explorar os outros núclos da história. Do jeito que está fica [um]sim parecendo que a Bella é totalmente dependente do Edward (tudo bem… ela é mesmo).

Fazer o que?! Acho que as produtoras estão querendo fazer os adolescentes voltarem aos tempos calmos e sem pegação generalizada. Pelo menos é o que parece quando os artistas da Disney saem por aí com seus aneis de pureza, dizendo que vão se guardar pro casamento. Talvez seja por causa do crescente aumento de gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e mortes precoces devido a encontros com pessoas conhecidas pela Internet… Vai saber! oO


32 thoughts on “As (nem tão) novas mocinhas da história

  1. Primeiro comentario com minha conta no wordpress UHUUUUL

    I AM THE FIRST

    Linda, é o segueente, concordo plenamente contigo, e tbm acho que as mulheres do filme são mui belas (boas bagarai – isso deve ser efeito de narcoticos só pode…..) mas é isso ae, seja por modismo, por falta de leitura, por simples produto do capitalismo…. todos nós temos algo em comum, gostamos de discutir sobre um tema que está em evidência…

    Te amo…. saudades!!

    Gostar

    • Uma hora vc tinha q surtar pra variar, ué!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      É bom q vc tenha consciência dq existem outras mulheres no mundo #piadainterna

      Gostar

  2. Li ,gostei..chegou no meio me perdi,mas no fim sakei o básico!
    e concordo em algumas partes.
    Estão querendo criar algo que simplismente não existe mais pra reverter o que anda acontecendo..esse tempo tão não-romantico..essa pegação..esse povo prafrentex.
    Mas usar do machiismo pra isso já é demais..querer mostrar romantismo,e como é bonito um relacionamento é ótimo agora querer trazer de volta algo que foi tão dificil pra algumas pessoas se livrarem como a tal dependencia das mulheres pelos homens é nada a ver cara! Sou APAIXONADA e meia pela saga crepúsculo..mas vendo por esse lado ,é bem verdade mesmo.
    Sem contar que isso consegue iludir as cabecinhas ocas como eu que sonham em encontrar seu Edward Cullen o homem PER-FEI-TO! ..e outra ..Ed só é perfeito por que teoricamente ele nem é um homem.

    Gostar

  3. Eu tive a IN(ênfase aqui)felicidade de ler “Lua Nova” e tb vi o filme. Sinceramente?? É só uma modinha adolescente idiota. Daqui há 10 anos, essas pessoas vão se lembrar e ver que os livros não possuem qualidade literária NENHUMA. Por isso que o Stephen King disse que a Rowling era uma escritora e a Meyer não conseguia escrever nada que prestasse. Eu releio Harry Potter hoje, quase 10 anos depois de ter lido a primeira vez, depois de ter lido diversos autores mais experientes, depois da minha estante ter autores com prêmio Nobel, e consigo ver que HP tem sim, muita qualidade. A “saga” Twilight nunca vai ter.

    Gostar

    • Ai ai…
      Uma hora isso tinha que acontecer. Tinhamos q discordar em algo…
      Eu acho uma série boa, com seus méritos, mas nao há melhor.
      House of Night é melhor! *o*

      Gostar

      • “House of Night” é melhor mesmo. Mas também acho estranha, pra falar a verdade. Vampiro pra mim é malvado. Esse negócio de vampiro emo me mata!!

        Outra coisa que eu acho o fim em Crepúsculo, é que a autora meio que coloca que relacionamentos entre pessoas DIFERENTES são impossíveis. Tipo, a Bella mal podia beijar o Edward enquanto não se transformou em vampira (ok, teve a Lua de Mel, mas ela ia se transformar em breve, então podia quebrar umas costelinhas… u.ú). Em “Buffy”, por exemplo, o Angel perdia a alma e tudo o mais, mas teve toda uma estória e eles continuaram o relacionamento. Na série dele, ele resolveu o problema da alma. O Spike tb ficou com ela e era vampiro, entende o que tô dizendo?? Ela não precisou virar vampira.

        Outra coisa que me irrita é o final excessivamente feliz. TNC. ¬¬

        Gostar

  4. Quer saber a real? A autora desse artigo foi abandonada pelo homem que amava e sofre com isso até hoje!
    Me desculpem, mas eu odeio mulheres feministas.. Por causa de certos exageros, a mulher moderna tem que se multiplicar completamente pra poder dar conta de tudo! Casa, filhos, marido, trabalho..
    Enfim, a Bella é uma garota atrapalhada e frágil, sempre foi assim.. Edward é um vampiro, alô, imortal. Faria sentido a pobre mortal e frágil Bella querer salvar o vampiro? Que insano! Acho completamente normal se sentir protegida do lado de um cara.. Isso não significa que você é uma mulher submissa (leia-se empregada).
    Sem mais o que comentar, MULHER MAL AMADA FEELINGS ¬¬

    Gostar

    • “A autora desse artigo foi abandonada pelo homem que amava e sofre com isso até hoje!”
      Será? oO kkkkkkkk
      Eu tb tenho problemas com mulheres feministas. Elas pensam q um homem nao podem fazer nem uma gentileza pra mulher pq está sendo dominador ¬¬

      Gostar

    • Ok. eu morro e não vejo tudo, uma troll feminino.. – II –

      Sério, guria, vc tem caca no lugar do cérebro?? Parou pra pensar um poquinho antes de soltar essa metralhadora de M em forma de texto?? “Graças” às feministas que as mulheres podem ser alguma coisa além de simples empregadas domésticas, como sempre foram. Se nós acumulamos tarefas hoje, é porque AINDA não dividimos direito com os homens. É um processo.

      Na moral, a coisa mais ridícula no mundo é mulher dizendo que odeia feminista. Não sabe a merda que tá falando. Até apanhar do namorado e sair correndo atrás dos direitos que ELAS, AS FEMINISTAS, conquistaram com muito dificuldade, graças a esse pensamentozinho medíocre.

      Gostar

      • Eu poderia simplesmente apagar comentários ofensivos… mas quem disse q eu consigo…

        Cada um tem direito de pensar as coisas q quer.
        Eu simplesmente acho q os lados tem exageros q devem ser evitados….

        Levei um susto qnd vi o comentário no painel de controle e achei q fosse pra mim! o_o

        Gostar

      • Acho que você deveria treinar um pouco sua interpretação de texto antes de me bombardear com toda essa revolta!
        Eu apenas apresentei minha idéia PARCIAL sobre o assunto, na qual eu acho que por causa de CERTOS EXAGEROS da mulher feminista, a mulher moderna tem que se multiplicar, apenas isso.
        Se tirou conclusões preciptadas, eu sinto muito por você.
        É obvio que a mulher feminista conquistou muita coisa para todas nós, graças à elas não ficamos presas em casa servindo vossos maridos.. Mas ainda acho que certos exageros poderiam ser evitados. Isso não faz de mim um troll, nem tenho caca no lugar do cérebro, me desculpe se não pode ser contrariada em sua opinião, da próxima vez evito expor a minha. Um beijo!

        Gostar

        • “Quer saber a real? A autora desse artigo foi abandonada pelo homem que amava e sofre com isso até hoje!
          Me desculpem, mas eu odeio mulheres feministas..”

          Aonde que eu perdi a interpretação de texto aqui??

          Não precisa “evitar” expôr sua opinião, apesar de eu nem achar isso uma opinião, e sim falta de informação total e trollagem sim, afinal, que base tem vc para afirmar que a autora foi abandonada??

          Mas peço desculpas pelo meu post ofensivo, são desculpas sinceras. Muitas vezes eu me envolvo em outras discussões na internet, onde todo mundo está com ânimos exaltados e acabo levando esse meu ânimo para outros lugares, para pessoas que nada tem a ver com a história. Sinto muito.

          Gostar

        • ”Me desculpem, mas eu odeio mulheres feministas.. POR CAUSA DE CERTOS EXAGEROS, a mulher moderna tem que se multiplicar completamente pra poder dar conta de tudo! Casa, filhos, marido, trabalho..”
          Acho que não preciso explicar mais nada, não é?
          Trolagem? E o que você fez foi o que?! Que base VOCÊ tem pra julgar minha opinião daquela maneira e falar todas aquelas coisas?
          Bom, não vai me acrescentar nada ficar aqui discutindo idéias com quem não sabe respeitar, até porque não sou acostumada com esse tipo de coisa.
          Prefiro evitar expor minha opinião e, assim, evitar também ler certas asneiras.
          E não, eu não sou de aceitar desculpas.
          Se me permite, não responderei mais nada aqui, outro beijo.

          Gostar

  5. Não vejo filmes do tipo “Hypes passageiras”
    Prefiro filmes literários, romantismo-verdade e comédias românticas.

    Cinema Brasileiro tem acertado em alguns (poucos) pontos.
    Mas ando sem muita companhia pra cinema, por isso perco alguns lançamentos… Não que eu assistiria esses virais psico-adolescentes.

    Gostar

    • O cinema brasileiro tem crescido um pouco, mas ainda falta.
      Tb tenho problemas com modinhas, como ja disse, nao se preocupe, eu entendo

      Gostar

  6. Eita, se expressou muito bem!
    Como sempre, você defendeu seu potno de vista sem se importar com possíveis represálias =)
    Realmente as coisas mudaram nos relacionamentos atuais, comparando-se aos de antigamente. E eu acho bom, particularmente, que as mulheres sejam independentes all time. Sei lá, é um peso a menos para o homem na relação, talvez por isso….

    beijooo*

    Gostar

  7. Figlia mia, è meraviglioso…
    Adorei seu post, ele mostra o que muitas pessoas não conseguem ver tão facilmente…
    Eu como você já li todos os livros da série, e gosto bastante, mas também já reparei nisso, tanto que peguei um pouco de raiva da personagem Bela. Pela enorme fragilidade e dependência de outra pessoa para estar bem, eu gosto de filmes antigos de época que retrata mesmo que romanticamente de mais um pouco da vida das mulheres antigamente, mas não gosto da idéia de trazerem essa dependência para atualidade, depois de tantos nos mulheres termos lutado para mostrar que temos nosso lugar a sociedade, eu como uma quase feminista não suporto a ideia de ter que depender de uma pessoa do sexo masculino para poder ser feliz, é claro que no amor nos tornamos completamente dependente do outro para sermos feliz, mesmo por que o amor nos torna egoistas demais, mas isso é outro assunto…
    Enfim existem varios pontos de vista, várias opiniões que devem ser respeitadas, desde que sejam baseados em coisas concretas, nada de modismo e fanatismo…
    Bom vou ler a postagem da Brenda e ver o que acho da opinião dela e se poderei concordar!

    Beijos
    Com amor!

    Gostar

    • Ai, mamis, q bom q vc gostou!
      O q eu quis mostrar foi exatamente isso, q existem opinioes diversas e devem mesmo ser respeitadas.
      Vc tem td razão, no amor a gente fica meio besta… 😡

      Gostar

  8. Bem, concordo que modinha é um saco [às vezes – sempre tem suas exceções], que à vários pontos de vista para cada “perfil” sobre o Caso Crepúsculo, mas que todos devem tentar abrir sua mente, mas…
    1) Como é um filme, e nem todo mundo leu o livro, ficar mostrando [quase] tudo não iria dar certo, porque muitos iam se perder, o principal não ia ser mostrado, e ele foi adaptado pra verder – essa é a triste realidade do mercado cinematográfico. E venhamos e convenhamos, apesar de algumas coisas, Lua Nova foi uma ótima ADAPTAÇÃO;
    2) Se estrelas da Disney [os referentes Jonas Brothers] usam anel da pureza o problema é deles, eles tem seus motivos [e acredito que um deles seja para mostrar logo de cara o que eles querem, tentando quem sabe até inibir fãs desvairadas], suas crenças, e eles nunca sairam por aí dizendo pra’quê usavam aqueles anéis. Simplesmente alguém descobriu, porque não é nenhum mistério isso, e divulgou, mas nas entrevistas, eles sempre tentam desviar o assunto [e em todas as que vi, eles eram bem direto, pedindo claramente para “falar do trabalho”]. A casos e casos, e acho que devem ser tratados com uma mente aberta, ou deixados de lado. 😉

    bjuxx*

    Gostar

Deixe uma Resposta

