Ô, estresse! o_O

Tenho a impressão de que o estresse está ter tornando uma das doenças do século. Enquanto muitos falam em depressão, deixam de lado o fato de que uma coisa leva à outra.

Nos últimos anos tudo está acontecendo cada vez mais rápido. As pessoas precisam estar prontas pra fazer muitas coisas ao mesmo tempo, nem sempre isso é possível.

A competição no trabalho, a carga horária e a cobrança podem fazer a pessoa ir ficando nervosa até não aguentar mais e se esgotar. Todos esses fatores levam o corpo a ter reações e a pessoa vai adoecendo.

Olha o que eu achei no site da UNIFESP:

Entre as principais causas do estresse, devemos citar:

  • Mudanças: uma certa dose de mudança é necessária. Entretanto, se as mudanças violentas podem ultrapassar nossa capacidade de adaptação.
  • Sobrecarga: a falta de tempo, o excesso de responsabilidade, a falta de apoio e expectativas exageradas.
  • Alimentação incorreta: não é apenas importante o que comemos, mas também como comemos.
  • Fumar: o cigarro libera nicotina que, na fase de menor concentração, já provoca reações de estresse leve, depois bloqueia as reações do organismo e causa dependência psicológica.
  • Ruídos: coloca-nos sempre em alerta, provoca a irritação e a perda de concentração desencadeando reações de estresse, que podem levar até a exaustão.
  • Baixa auto-estima: tende a se agravar o estresse nestas pessoas.
  • Medo: o medo acentua nas pessoas a preocupação sem necessidade, uma atitude pessimista em relação à vida ou lembranças de experiências desagradáveis.
  • Trânsito: os congestionamentos, os semáforos, os assaltos aos motoristas e a contaminação do ar podem desencadear o estresse.
  • Alteração do ritmo habitual do organismo: provoca irritabilidade, problemas digestivos, dores de cabeça e alterações no sono.
  • Progresso: a agitação do progresso técnico é acompanhada de aumento das pressões e de sobrecarga de trabalho, aumentando os níveis de exigências, qualitativas e quantitativas.

Não precisa ser especialista pra saber que, se você não come direito, não dorme, não descansa, não pensa em mais nada a não ser em problemas, o corpo vai reclamar!

Depressão, insônia, cansaço extremo, pressão alta, problemas de coração, úlcera, dores de cabeça daquelas de estouras os miolos! A pessoa pode chegar a beira da loucura, coitada! Pode acabar morrendo de alguma dessas doenças, ou outras, porque ninguém vai dizer que ele morreu de estresse. ¬¬

O que a maioria não se dá conta, porém, é que crianças e adolescentes também estão sujeitos ao estresse! Aqueles que zombam, dizendo que essas fases da vida são fáceis e sem preocupações, se esquecem das pressões que acontecem. Adultos tem tendência à memória seletiva nessas questões!

Ser aceito na escola, compreender o que aquele bando de professor mala está dizendo, separação dos pais em alguns casos, o primeiro amor… o primeiro toco… E conforme vai crescendo as dificuldades vão aumentando. Até chegar aquela época de fim do Ensino Médio em que se começa a pensar realmente nofuturo. Aí vem os vestibulares e aquele transtorno de escolher qual a profissão a seguir. Nem todo mundo nasce sabendo o que vai fazer!

Se uma pesso já começa a vida adulta como alguém estressado com tudo, imagine que tipo de vida ele terá! Não tem como encarar esse assunto como algo sem importância, ir deixando de lado como se fosse fácil resolver depois. Porque a tendência é que a coisa vá se agravando até chegar ao ponto mais extremo, daí pode ser tarde demais pra fazer alguma coisa…

O negócio é fazer de tudo pra não se estressar desnecessariamente, por mais que isso seja difícil (principalmente para pessoas de pavio curto como eu 😡). Mas é necessário, ninguém quer ficar doente. Estar nervoso o tempo todo acaba afastandos os outros, pior do estar com problemas é estar com problemas e sozinho!

Pare de trabalhar compulsivamente e pensar em ganhar dinheiro ou ter sucesso, você morre e fica tudo aí! Vá viajar com alguém que goste e conhecer lugares novos, respirar ar puro e aproveitar as coisas boas da vida por um tempo. Quem sabe assim os ânimos  não se renovam pra aguentar melhor o seu dia a dia? 🙂

Quanto aos mais jovens, preste muita atenção pra não descontar os seus problemas e tranferir o seu estresse pra eles, pricipalmente as crianças. E não deixe de lado as angústias adolescentes só porque parecem frívolas demais. Você não sabe quanto tempo ainda terá pra estar junto deles…

20 thoughts on “Ô, estresse! o_O

  1. Não como direito, NÃO DURMO, não descanso, só penso em problemas, não faço exercícios físicos, tenho baixa auto-estima e gozo de péssima saúde.

    Não sei dizer se o estresse é uma das causas ou uma das consequências do quadro acima (que, diga-se de passagem, começou na adolescência).

    Gostar

  2. Detalhe: stress é considerado a doença do século! Acertou em cheio garota! haha

    Olha, não posso falar muito sobre o assunto porque ando meio estressado também, mas o que posso dizer é que as pessoas tem que viver mais as suas vidas, e largar essas coisas que só trazem problemas…o correto mesmo seria largar tudo e ir pra roça ou pra uma ilha deserta…só comer quando realmente estivesse com fome, dormir só quando estiver com sono, fazer o que der na telha! massssss, quem quer largar a mordomia e seus problemas? Ninguém!

    bjuuu*

    Gostar

  3. “Pare de trabalhar compulsivamente e pensar em ganhar dinheiro ou ter sucesso…”

    Ok. eu sei eu sei. Já pensei assim, e ainda penso (vergonhinha)
    e por causa disso já enfrentei altos “pobremas” de saude.

    No meio do ano tive minha perna direita paralisada, quando fui no médico veio o diagnostico… Stress. Desde então tive que tirar umas férias, diminuir o ritmo de trabalho,…

    Acho que estou menos estressado hoje, ainda tenho alguns picos de dor de cabeça e leves desconfortos… mas não posso diminuir mais o ritmo de trabalho… senão eu morro de fome. kkkkk

    Ta aí, belo post😉

    Gostar

    • Trabalhar por conta própria tem dessas coisas, mesmo assim, nao adianta nada se vc gastar tudo com remedios depois!

      E larga a cafeína q tb te ajuda! ¬¬

      Gostar

  4. Veyyyy a parte do stress adolecente…super me descreve! o vidinha infeliz viu! dá pra estressar mesmo…e os pais/estranhos/FDP dizem que é ‘fase’.
    Mas enfim..o jeito é ralaxar e tentar fujir do estresse ..se não estamos perdidos :s

    Gostar

  5. Eu vi um estudo que comparava o nível de stress de determinadas situações da vida – e pasmem: mudanças (de casa, cidade e etc.) causa tanto stress quanto a morte de um ente querido. Não é à toa que stress é o mal do século. Até as coisas aparentemente boas podem acabar causando mais mal do que o esperado… :Z

    Gostar

  6. Você sabe que eu totalmente me identifiquei com esse post.
    Acho que de todos aqueles sintomas, nem o que eu poderia eliminar, não posso realmente: fumar – sabe como é, né?! Às vezes, acabamos sendo fumantes passivos. E o pior é que o cheiro me dá muita dor de cabeça, então meu stress vai lá pro nível máximo… #¬¬
    Estou tentando me livrar do stress o máximo que posso, me alimentando bem, dormindo o máximo possível, mas tem certas coisas das quais não conseguimos fugir…:/

    bjuxx* querida

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s