Avatar e os velhos ideais de colonização

Entrevista sobre o filme no site Pipoca Moderna.

Imagina um lugar maravilhoso que está sendo “colonizado” pelo exército e pelos cientistas, sendo que obviamente o primeiro grupo tem o lucro como motivo principal. Enquanto isso os cientistas estabelecem contato, tentam aprender a cultura e os segredos da “nova terra“.
Achei uma super coincidencia o enredo do filme ser sobre Colonização e a enorme ganância e sentimento de superioridade que estão nesse pacote. Estava estudando sobre isso no dia anterior por causa da prova e me lembrando de todas aquelas coisas que já tinham visto na escola.
Funciona basicamente com o mesmo modelo: Uma determinada sociedade quer expandir seu território, porque já esgotou seus recursos ou simplesmente por vontade de ter mais, saindo assim em busca de outras terras para conquistar. Foi assim na Europa, com aquele monte de machos brigando por território até começarem a invadir outros continentes.
A desculpa era levar civilização e a palavra de Deus aos povos “bárbaros“, mas alguém perguntou se eles queriam isso? Não! Saíram invadindo e impondo sua “cultura super avançada”. ¬¬” Assim chegaram à América e exterminaram milhares de indígenas que já estavam aqui há muito mais tempo. Eram eles que tinham direito à terra, como sempre, não foram ouvidos.
Sempre quis saber o que teria acontecido se o Brasil tivesse ficado sob o domínio francês, holandês, ou mesmo inglês, sei lá. Será que seríamos um país mais desenvolvido, pelo menos socialmente? É que os portugueses tiraram muito dos nossos recursos antes da família real vir fugida pra cá. Mesmo depois, as coisas caminharam devagar, sempre com governo em cima de governo no controle.
No entanto, não creio que algo viesse a ser tão diferente com a política de exploração vigente naquela época. O nosso tesouro teria ido parar em outro país, só isso. Não seríamos mais civilizados se qualquer outro país europeu tivesse invadido as terras alheias e feito tudo o que os portugueses fizeram. Mesmo sabendo de tudo isso, nós não somos capazes de fazer melhor…

Anúncios

8 thoughts on “Avatar e os velhos ideais de colonização

  1. “Sempre quis saber o que teria acontecido se o Brasil tivesse ficado sob o domínio francês, holandês, ou mesmo inglês, sei lá. Será que seríamos um país mais desenvolvido, pelo menos socialmente?”

    R: Não.

    A colonização na América Portuguesa e Espanhola se deu de diferente forma porque eram áreas com diferentes recursos.

    Você pode verificar que o SUL dos EUA foi colonizado de maneira completamente alheia ao NORTE. Exatamente por isso; porque no sul dos EUA, era uma área onde se podia explorar como portugueses e espanhóis fizeram: agricultura. Já no norte, o frio era demais, igual ao europeu, a colonização foi de povoamento.

    Sempre ouço poser (não tô dizendo que vc é poser!!) falando “ah, se tivessemos sido colonizados por Inglaterra, França, não seríamos assim…” Pois talvez seríamos pior, visto que em 1500 quem tinha balha na agulha era Portugal.

    Gostar

    • Pois é… o chato q usaram os nossos recursos todos… eles nao podiam ter feito uma colônia de férias tropical? 😀 hahahaha

      Gostar

  2. Nossa, tô com muita vontade de ir assistir esse filme – todo mundo está falando suuuuper bem, e pelo trailer parece ser muito interessante!
    Adoro essa parte toda da dinâmica da colonização, embora tenha sido uma parte bem ruim da nossa história. Inclusive, um dos meus livros preferidos é sobre isso, “Heart of Darkness” de Joseph Conrad, suuuuper profundo.
    Penso muito sobre como o Brasil já começou errado, como uma colônia de exploração, se comparado com a Austrália, que começou sendo povoamento. Erro acumulado atrás de erro, é claro que coisa boa não ia resultar. Mas o mais importante é que como nação aprendamos a tirar da nossa própria história as lições pra tornar nossa pátria um lugar melhor. Afinal, é pra isso que existem Estudos Sociais em todas as escolas!

    Gostar

    • Realmente, a Austrália ter começado como colônia de povoamento ajudou bastante. Mas essa desculpa eles também usaram nos EUA pra dizimar milhões de indígenas, como fizeram com os aborígenes. No final, o povo q se considera dominante sempre cai matando em cima do povo pacífico… é uma pena!

      Gostar

  3. Nossa, tô com muita vontade de ir assistir esse filme²

    Nem estavs tão interessado, mas ele está sendo mto comentado!

    Sobre a colonização, também tenho essa curiosidade, não no sentido de desenvolvimetno, mas sim de cultura. Acho que seríamos beeeeem diferentes…mas são apenas ‘chutes’…

    beijoo

    Gostar

    • Pois é, chutes!
      Qnd eu viajar no tempo por uma Máquina de Possíveis Possibilidades de Tempo eu te falo como poderia ter sido! -q

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s