Reticências

Quanto sentimento não se esconde por trás de apenas três pontinhos que parecem tão insignificantes!

Era pra ser apenas uma omissão de fatos ou interrupção da fase, mas a verdade é que as reticências deixam muito mais coisas no ar. É todo um sentimento escondido, uma emoção não revelada que se contém por trás das palavras… (<- olha elas aí!)

Sou particularmente fã das mas compreendidas reticências, minha vida é cheia delas. Sinto que faltaria alguma coisa sem elas, mesmo que completasse as frases corretamente.

Às vezes quando você diz realmente tudo aquilo que queria dizer, ainda corre o risco de não se fazer entender. Está tudo lá, “preto no branco” e sem abertura para suposições. Mas quando usa três pontos, deixa coisas no ar, se abre pra que outras pessoas tentem compreender os seus sentimentos suprimidos, tudo aquilo que nem mesmo você pode colocar em palavras.

Engraçado que existem muitos momentos em que nem é preciso escrever pra que elas apareçam! A gente sente naquela parada repentina de uma frase que há muito mais a ser dito.

“Queria te dizer uma coisa…” – Eu te amo!

“Você poderia ficar um pouco mais…” – Desejo desesperadamente sua companhia por muito mais tempo que isso!

“Eu vou ficar bem…” – Mentira! Preciso que me ajude a resolver as coisas.

Ninguém sabe ao certo quando existe mais a ser dito do que a pessoa tem coragem de expressar, é preciso estar atento às entrelinhas. A verdade é que nem tudo pode ser dito com palavras. Olhares, toques e gestos quase imperceptíveis completam muito mais…

14 thoughts on “Reticências

  1. Sou fã assumido e compulsivamente viciado em reticencias…

    Agora que diminui meu nível de cafeina então… elas estão presentes em quase todas as frases que escrevo…

    Mas discordo que “coisas tem que ser lidas nas entrelinhas”…
    o “Eu Te Amo” então… é a frase mais importante do mundo todo. e tem horas que ela pode te salvar do fundo do poço. Nessas condições, dizer “Queria te dizer uma coisa…” pode significar um bolo sem recheio, um carro sem motor, um blog sem postagens… enfim… Eu uso sempre reticencias pra dizer que “não acabou”… O que eu disse, não é final.

    Bjs e se cuida.

    Gostar

    • Andamos nos transmimentando bastante, não?!
      Só deixo se vc usara a tag ‘transmimento de pensação’ quem nem eu qnd uso o texto das meninas!

      Gostar

      • Tá certo!
        Só peço que você confirme se posso mesmo postar…tendo um sim já o farei nessa semana 😀

        Será um teste para aquele projeto que te falei 😉

        beijão!

        Gostar

  2. concordo em parte com o texto, as reticências são mais do que palavras não ditas, as retiçências sugerem um tom de voz. Tom de voz esse que a escrita ainda não consegue reproduzir pois o tom pode varia dependendo da pessoa e seu sotaque.
    Não raro encontramos textos falando sobre “discursos reticêntes”, o que seriam estas reticências citadas?
    O que quero dizer com isso é que a reticência é subjetiva não só quando empregada na frase, mas tambem em seu próprio significado…

    Gostar

  3. O interessante é que muitas vezes as reticências, ou aquela pausa na voz, ou aquele folego que tomamos, ou aquele toque que fazemos se faz entender muito mais do que as palavras podem dizer… quer dizer, se toda vez que eu disser “eu te amo” (isso só se aplica pessoalmente) eu ganhar um suspiro de prazer, ou satisfação, ou um ooooooooooohhh que bunitim, ou um beijo, enfim… qualquer expressão que possa ser representada depois de reticencias merece atenção por parte de nós… afinal a vida não é feita dos momentos que respiramos e sim dos momentos em que nos falta o ar…

    MIss U

    Gostar

  4. adoreeei o texto!! … bem, queria perguntar se posso usar os 2 primeiros parágrafos do seu texto no meu primeiro post do meu tumblr… logicamente.. com seu creditos! esperando a permissao!

    Gostar

Deixe uma Resposta

