Le Petit Prince

Eu deveria ter postado ontem, mas fiquei sem internet à noite… ¬¬

Para comemorar meu 100º post, um trecho de uma das obras clássicas mais linda e perfeita de todas!

Capítulo XXI

“– Eu procuro amigos. Que quer dizer ‘cativar’?

− É algo quase sempre esquecido – disse a raposa – Significa ‘criar laços’…

− Exatamete – disse a raposa – Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…

− Começo a compreender – disse o pequeno príncipe. – Existe uma flor… eu creio que ela me cativou… (…)

A raposa calouse-se e observou por muito tempo o príncipe:

− Por favor… cativa-me! – disse ela.

− Eu até gostaria, – disse o princiepezinho – mas não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.

− A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa – Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me! (…)

O pequeno príncipe foi rever as rosas:

− Vois não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes ninguém. Sois como era minha raposa. Era igual a cem mil outras. Mas eu a tornei minha amiga. Agora ela é única no mundo.

E as rosas ficaram desapontadas.

− Sois belas, mas vazias – continuou ele – Não se pode morrer por vós. Um passante qualquer sem dúvida pensaria que  a minha rosa se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que todas vós, pois foi ela quem eu reguei. Foi ela quem pus sob a redoma. Foi ela quem abriguei com o pára-vento. Foi nela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi ela quem eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. Já que ela é minha rosa.

E voltou, então, à raposa:

− Adeus… – disse ele.

− Adeus – disse a raposa – Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

− O essecial é invisível aos olhos – repetiu o principezinho, para não se esquecer.

− Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante.

− Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa… – repetiu ele, para não se esquecer.

− Os homens esqueceram essa verdade – disse ainda a raposa – Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa…

− Eu sou responsável pela minha rosa… – repetiu o príncipezinho, para não se esquecer.”

Bom… só podemos considerar como amigos aqueles que realmente nos damos o trabalho de conhecer. A partir daí, somo responsáveis pelo seu bem estar e sua vida para todo o sempre!

Thiago, Brenna, Brunna, Brenda, Katherine, Fábio, Amanda, Hugo, Frango, Renata e Henrique, razões de minha vida atual, amo muito vocês!!! (c0m três exclamações e tudo!) *-*


10 thoughts on “Le Petit Prince

  1. Só quero deixar bem claro que sou o primeiro a comentar na postagem e que meu nome é o primeiro da lista tá bom…
    Fora isso, eu nunca fui muito fã do desenho do pequeno principe que passava no sbt mas curto muito o livro 😀
    e esse trecho em especial é o meu preferido… você acertou em cheio…
    Saudade…

    Gostar

  2. Ah, que lindo! Eu tô aí! Você também é muito especial na minha vida!
    Essa é, realmente, a melhor parte de um dos melhores livros de todos os tempos. Tentar acrescentar qualquer coisa seria heresia! ;p
    Beijinhos, flor!

    P.S. Ah, parabéns pelos 100 posts! 🙂

    Gostar

  3. Quem comenta por último comenta melhor… (rsrsrsrsrsrss) brincadeirinha. Como sempre, você consegue resumir a beleza de uma obra em trechos tão significativos como esse. Parabéns pelo ótimo trabalho e que venham mais 100 posts!!!

    Gostar

    • Nhaa! Ói a briga! =P
      Vão vir muitos posts ainda, vou me esforçar pra isso!
      Obrigada por vir sempre aqui e fazer parte da minha vida a partir de agora (se tudo der certo, por muito tempo ainda!) *-*

      Gostar

Deixe uma Resposta

