Ser mais criança…

Poesia de Abertura do Livro “O Senhor dos Ladrões” de Cornelia Funke:

“Os adultos não se lembram mais de como era ser criança

Mesmo quando dizem que sim…

Eles não lembram. Acredite.

Esqueceram tudo.

Como o mundo parecia grande.

Que podia ser difícil subir numa cadeira.

Como era sempre ter que olhar para cima?

Esqueceram.

Não se lembram.

Você também vai esquecer.

Às vezes, os adultos falam sobre como era boa a sua infância.

Eles até sonham em voltar a ser criança.

Mas o que eles sonhavam quando eram crianças?

Você sabe?

Acho que eles sonhavam com o momento em que finalmente seriam adultos.”

Recomendo altamente este livro e até mesmo o filme, que, na minha opinião, ficou bem adaptado.

Eu não sei como é a versão original, em alemão, o ritmo da poesia deve ficar muito melhor. Mesmo assim acho muito bonita e interessante pra se pensar. Não sei se alguém já parou pra analisar isso.

Muitos quando são crianças querem desesperadamente crescer, como se tudo fosse magicamente se tornar perfeito. Mas a verdade é que problemas surgem em qualquer idade. Tudo bem que nossos pais, geralmente, fazem a gente achar que nossas limitações se restringem a idade e tudo parece muito maior do que na verdade é.

A coisa que mais me assustou da primeira vez que eu li esse poema (eu era adolescente) foi ele remeter à simples possibilidade de esquecer como ser criança. Com o passar do tempo pude constatar que, por mais que tenha meus ataques de criancisse em alguns momentos, esqueci mesmo. Me esqueci de como é ser inocente, não pensar mal dos outros e ter aquela coragem de quem não sabe como as coisas são perigosas. De rir mais vezes, comer sem me importar com as calorias e brincar com os outros pelo puro prazer de conhecer alguém. Eu me esforço, mas não se pode fazer tudo isso sozinho… Tem horas em que sinto vontade de nunca ter crescido!

4 thoughts on “Ser mais criança…

  1. “Muitos quando são crianças querem desesperadamente crescer, como se tudo fosse magicamente se tornar perfeito.”

    Podecrer!
    Comentava isso semana passada na igreja. Todos querem crescer para terem mais independência, mas quando chega a hora se arrependem =|

    Gostar

Deixe uma Resposta

