Beleza Grega

Acho que todo mundo sabe que os gregos cultuavam a beleza, né?! Não?! Pois é, eles cultuavam. 😀 Um dos povos base para toda a cultura ocidental colocar a beleza no centro de tudo. O que nos leva aos dias de hoje, em que a prática ainda é continuamente disseminada.

Naquela época, segundo contam, fihos com deficiência eram rejeitados. Todo mundo sabe hoje em dia que isso não se faz, mas essa era a busca deles pela perfeição. Nós, que nos consideramos tão evoluídos, não fazemos todos os dias a mesma coisa? (Nota: quando digo “nós”, é um termo genérico) Não vivemos comparando as pessoas entre o que são e o que deveriam ser? Isso tudo dentro de padrões de beleza atuais, que, diga-se de passagem, afinaram bastante nos últimos tempos e tendem a piorar!

Um fator importante a se notar, porém, e que a beleza grega incluia estudo, não somente a parte física (aprendi isso na aula de Fundamentos Epistemológicos, Históricos e Filosóficos hohoho). A mente também deveria ser uma parte bela, porque estava ligada ao corpo. Você não vai ao cirurgião plástico se dizendo insatisfeito e recebe como resposta “Vá ler um livro!”. A verdade é que a beleza física se tornou mais que um ideal, agora é um meio de comércio.

Trocentos mil tipos cosméticos, clínicas de massagem, pilling, drenagem linfática, botox e cirurgias. Tem gente que achando que enxer o corpo de plástico, aspirar gordura e se mutilar é um ideal de vida! ¬¬ Ok, não vou mentir, morro de vontade de ter peitos maiores! :B Mesmo assim, não sei se vale a pena correr o risco por causa disso, sabe.

O mundo em que a gente vive está tão repleto de ideais que fica difícil “ser feliz” com o corpo que tem. Ainda mais mulher, que vive pondo defeito nas outras e em si mesma. Existe O Padão de beleza. Isso é gorda, isso é magra. Não levam em conta as variações de cada um, porque é preciso vender uma imagem comercial. Te fazem sentir mal a ponto de querer mudar o que é.

Tenho 21, não e entupo de maquiagem e tem quem diga que tenho 15! =P Às vezes me acho gorda, outras não, (sempre com o mesmo peso). Dizem que sou inteligente e bonita (mesmo quando não acredito). Só isso já deveria bastar, mas não é como funciona na prática pra nenhum de nós.

10 thoughts on “Beleza Grega

  1. “Fundamentos Epistemológicos, Históricos e Filosóficos” esse é só o NOME da matéria, né?? *-*

    Eu sabia disso, gosto muito da Grécia antiga e volta e meia tô lendo alguma coisa… Mas como vc disse, os gregos buscavam a perfeição total, não só física. Buscavam ser cada vez melhores. QUEM não quer ser melhor?? E não deveríamos tentar sempre ser melhores?? Sim, o problema é que a perfeição do século XXI tem se resumido à perfeição física. E perfeição essa que não é opinião unânime e deixa a desejar para muitos.

    Fora a questão de perfeição do CARÁTER, melhor nem tocar nesse ponto… Abafa!!

    Gostar

  2. Tem a questão de que em muitas ‘sociedades’, mesmo hoje em dia, o fator perfeição não tinha só haver com a beleza, mas sim com a seletividade, já que eles achavam/acham que a perfeição física não é só favorável a pessoa como ao grupo; passando de seletividade natural a manual.
    Hoje em dia, em questão de estética, a satisfação total e absoluta com o corpo é quase que inesistente. Mas, a gente lida com essas neuróses como pode… ou entra na faca. :$

    Gostar

  3. Também concordo que beleza é um pacote – tem muita mulher maravilhosérrima por aí que não tem nada a acrescentar, intelectualmente falando, ao passo que outras muito inteligentes acabam ficando de lado por não se enquadrarem tão bem no padrão de beleza da mídia. Acho que temos sempre que ser, vestir e usar o que NOS faz sentir bem, independente do que os outros pensam!🙂
    Beijinhos, flor!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s