Lewis e os homens no meu texto de TSP

Estava eu estudando pra prova de TSP (Técnicas de Sistemas Psicológicos) hoje de manhã, lendo o último dos quatro textos que faltava (que tecnicamente não caiu na prova, mas me ajudou a entender) – “O que é o homem” (não tinha o nome do autor nas páginas, depois eu vejo isso… u.u) – e encontrei uma frase do C. S. Lewis:

“… o poder do homem em fazer de si o que quer… significa… o poder de alguns homens de fazerem dos outros o querem”

Fiquei pensando no quanto isso faz total sentido pra mim, não sei se pra vocês faz também.  Era um texto sobre Behaviorismo, ou Ciência do Comportamento, que trata as ações do homem como estímulo e resposta dentro de um ambiente. Mas esse ambiente também é modificado pelo próprio homem.

Vivemos numa sociedade em que o comportamento de uns poucos determina o de outros tantos. Já falei sobre isso por aqui, apenas como opinião pessoal, mas agora tenho uma ‘base’ pra me referir a isso, com certeza. Tudo o que fazemos depende daquilo que estamos ‘acostumados’ a ter como natural (isso é estímulo do comportamento, para Behaviorismo). Sei que parece chato ficar falando sobre as coisas que estou estudando, mas parece muito interessantes pra mim.

Como o ser humano se deixa ser tão determinado pelo meio? No caso essa a parte dessa Escola Psicológica com a qual não concordo muito, que os humanos não tomam decisões diferentes, apenas recebem estímulos diferentes. A parte boa é justamente que não preciso concordar com tudo, tenho direito a dizer Não, contanto que tenha entendido do que se trata. Penso que todos deveriam se dar ao trabalho de questionar e tomar suas próprias decisões, não seguir a maré.

Então… é isso, estou escrevendo esse post, aqui do Lab, depois de quase ficar sem mão direita ao escrever durante 2 horas! D: Amanhã é a prova de História da Psicologia, vamos ver se eu aguento tudo outra vez! T_T

Olha uma foto que eu achei procurando o Lewis na Wikipedia, é ele entrando no “Guarda-roupa”! Se não for ele, é um cara muito parecido! *o* hohoho

 

5 thoughts on “Lewis e os homens no meu texto de TSP

Deixe uma Resposta

