De não ser eterno…

Uma professora de História Social do Trabalho estava comentando “filosoficamente”, segundo ela, sobre como o tempo representa algo importante na vida de qualquer pessoa. O fato de não sermos eternos nos impulsiona a realizar ações. (A contribuição dela termina por aí, porque o resto eu pensei durante o resto da aula mesmo!;P)

Se tivéssemos todo o tempo do mundo não haveria necessidade de tomarmos atitudes rápidas, sempre teríamos outras chances. Não haveria problema em chegar atrasado numa entrevista de emprego pois sempre haveria o depois pra conseguir outro. Pensando bem, pra que ter um emprego se poderíamos levar a vida de qualquer jeito?

Não haveria motivo pra aproveitar uma dia de sol ou chuva fresca, uma festa, uma companhia boa, porque sempre haveriam oportunidades à frente. Pra que pedir desculpas e tentar consertar as coisas agora se temos tempo suficiente pra que tudo seja esquecido? Mas a gente nunca sabe quando será a última vez…

Ao contrário do que parece, apesar da velhice, das decepções do tempo e do medo do amanhã, aproveitar o que temos sem saber o que há na curva seguinte é algo emocionante! Mesmo para quem faz mil planos, não há certeza de como as coisas sairão.

Esse negócio de “aproveitar cada dia como se fosse o último” ao pé da letra é exagero, obviamente, mas desperdiçar oportunidades preciosas diante do nosso pouco tempo de vida (levando em conta de que o Universo dura muito mais!) pode se tornar um erro irreparável…

8 thoughts on “De não ser eterno…

  1. É, eu não quero ter todo o tempo do mundo justamente pelos motivos que você ressaltou. Quero, entretanto, ter todo o tempo da minha vida. 🙂
    Saudades de você, minha flor! Espero que esteja tudo bem por aí no seu canto do mundo…
    Beijinhos!

    Gostar

  2. Então…. eu sinceramente não saberia o q fazer se me sobrasse tempo… e eh estranho afirmar isso pq eu sempre reclamo da minha falta de tempo!!! By the Way… agente tem de se preocupar com o hoje e no maximo podemos conjecturar a respeito do amanha.,… eu ja quebrei mt a cara por minhas conjecturas… mas, eh assim q vivemos…

    Gostar

Deixe uma Resposta

