Esqueça Freud! ¬¬

Se eu parasse pra prestar atenção a tudo o que o senhor Sigmund Freud, criador da Psicanálise, dizia sobre o comportamento humano eu não viveria! A minha professora ficaria muito chateada se eu dissesse isso pra ela, mas  já deve ter ouvido algo parecido por aí. Ele não é difícil de entender nem nada do tipo e, no entanto…

Como eu posso aceitar que tudo o que eu faço tenha uma razão inconsciente?

Quando as aulas começaram eu gostei bastante de Psicanálise, ainda gosto, mas já tenho críticas a fazer. Desde o dia em que passei a querer analizar os meus sonhos pra saber o que se passava pela minha cabeça não conseguia mais descansar. Lembrava de detalhes demais do que tinha se passado – e que parecia ter durado horas. Como se já não bastasse ter pouco tempo pra dormir (porque eu preciso de muuuitas horas de sono às vezes!), já não conseguia descansar por lembrar de tantas coisas. Até que um dia eu simplesmente resolvi desistir.

Freud dizia que tudo tem um sentido oculto – a não ser, claro, quando ele fazia alguma coisa – e que todo mundo toma suas decisões baseados em recalques e traumas a partir do seu desejo pelo prazer. Que dizer, as pessoas estão sempre presas a algo passado e não são capazes de tomar decisoes além disso. Concordo que estamos sempre querendo nos satisfazer e evitar a dor, mas TUDO? Será que eu não gostar de roupas cor de rosa, detestar modinhas e enjoar da cara de pessoas insistentes é um traço traumático muito grave? =T

E os benditos atos falhos? Todo mundo esquece coisas, troca as palavras falando ou escrevendo e faz associações confusas. Se eu parar pra pensar porque disse banana ao invés de maçã, será que…? – Tá vendo? Não dá pra passar a vida inteira se analizando porque isso leva tempo demais, aquele tempo precioso que a gente tem pra viver! Agora imagina eu, uma pessoa que consegue até ter um sonho a cada 8 minutos! Não rola, né?! ¬¬

7 thoughts on “Esqueça Freud! ¬¬

  1. Realmente não faz o menor sentido tentar analisar todas as nossas ações, como se fossem reações. Prefiro ignorar Freud e acreditar que as coisas que eu faço, faço porque escolhi fazer. Aliás, como será que ele analisaria uma pessoa que não dá muita bola pra ele?!

    Gostar

    • Provavelmente como alguém que teve algum trauma de infância que o leva a perversidade de não prestar atenção as opiniões alheias e fazer o que quer… (talvez eu precise perguntar pra minha professora, mas acho que uma pessoa, quando chega a fazer análise, tem que acreditar no método senão ele nem funciona.)

      Gostar

  2. Eu estava comprando uns livros e busquei uma resenha, cai aqui. (Você leu “Cidade de Ladrões” em dois dias?). Bom, comprei o livro, David Benioff entrou na lista por sua causa, vou ler assim que terminar “O simbolo Perdido”.
    Vi que vc se interessa por assuntos relacionados a guerra. No meu blog há uma coluna inteirinha com assuntos e exposições fotográficas incomuns sobre a guerra.
    Bom, fiquei encantado com sua forma descontraída de escrever. Gostaria de te fazer um convite. (olavosaldanha@hotmail.com) Se vc gostar do blog me adiciona e falaremos. Bye Parabéns.

    Gostar

    • Eu gosto de ler sobre guerra, mas nem sei direito por que! oO
      Vou passar no seu blog sim!
      Obrigada por gostar do meu jeitinho de escrever. *-* Procuro ser o mais informal possível, porque afinal de contas é um blog pessoal.
      Quanto ao livro, eu teria ‘comido’ ele mais rápido ainda se não tivesse que trabalhar! É um dos melhores livros que eu já li!

      Gostar

  3. Realmente! É praticamente inviável ficar se perguntando o por quê de cada ato que tomamos! Eu também pensava que cada coisa que fazemos tinha um “por trás”, até quando eu comecei a ficar assim como você, meia paranóica!!!! Resolvi dar um basta nessa análise sem fim e desencanar… mas é complicado… é complicado….

    Gostar

Deixe uma Resposta

