So Rebel Soul

Há anos que eu não calço outros tênis que não sejam all star, me acostumei a ter os pés praticamente no chão quando os uso. Eles estão velhos e sujos (quase todos eles), ninguém pode questionar isso comigo porque qualquer pessoa sabe a regra do all star e precisa respeita-la. Fui pro trabalho usando um par na semana passada e um colega (que provalvelmente vai ler isso aqui) perguntou se eu estava sendo uma pessoa rebelde…

Até uns anos atrás isso deveria significar alguma coisa, qualquer um que colocasse um all star automaticamente era ligado ao cenário do rock – o estilo que fosse – e isso bastava pra surgirem rumores. Mas creio que hoje isso já não queira dizer muita coisa.

De uns tempos pra cá não existe mais aquele espírito de rebeldia que imperava desde o meado do século XX. O conformismo imperante não permite que existam grandes manifestações woodstockianas que deixem modificar o pensamento do mundo inteiro. Quanto as ideias em pequenas proporções, coitadas, são tão imediamente copiadas e reproduzidas em grande escala que alguns meses depois ninguém mais presta atenção nelas, como se não tivessem significado absolutamente nada…

As pessoas não querem passar despercebidas pela vida e procuram se diferenciar do demais de alguma forma. De tempos em tempos, quando os mais velhos percebem que essa diferenciação pode ser perigosa, colocam uma grande tarja de REBELDIA nela e tentam proibi-la. Mas todo mundo sabe que o proibido… #uui

O que as pessoas fazem pra se diferenciar – tatuagem, roupas, estilos musicais – permite com que elas descubram semelhanças entre si e formem grupos onde se sintam seguras. O problemas está nessa constante copiação entre tribos que irrita um monte de gente. Particularmente, penso que misturas também são muito interessantes, mas alguns não ficam muito felizes com isso. Antigamente, pintar o cabelo e usar roupas berrantes era punk, agora é Restart… D:

E também não adianta sair por aí posando de rebelde e correr pra mamãe quando a coisa pega. Tem muita gente que finge ser algo que não é pra participar de grupos e isso os torna apenas mais um. Tentar irritar os pais simplesmente contrariando tudo o que dizem também é ser apenas mais um. Ser rebelde de verdade, embora a palavra agora já pareça tão banal a olhos críticos, é expor opiniões contrárias a tudo o que considerar realmente prejudicial a liberdade. Abrir a boca pra falar – não sem uma pontada de medo – tudo aquilo que fica apertado no peito e fazer a diferença. É pôr um all star, se você quiser, vestir um jeans e passar a noite pulando num show de rock porque é aquilo que acredita fazer bem pro seu coração, sem ferir outros com isso.

Nota: O show do Biquini Cavadão, no velho estilo anos 80, com o Thiago Nakamura essa madrugada em Casimiro foi muito bom mesmo! hahaha Pena que faltou a câmera. ¬¬

11 thoughts on “So Rebel Soul

  1. Então, quem me conhece a pelo menos 10 minutos sabe que sou MUITO extremista com relação a “grupinhos” que “dizem” ser algo soh pra aparecer… os malditos POSERS… eu sinceramente não acredito que dizer ser metaleiro, rockeiro, heavy dure, emo, homossexual, bissexual, ou fã do restart só pra ser notado, faça alguma diferença…
    Concordo com genero, numero e grau quando vc disse que antigamente vestir um all star significava algo… os meus sempre seguiram a tradição, eu os compro, os amarro um no outro, e os jogo dentro duma quadra de futebol com 22 pessoas malucas bicando ele ateh que ele fique um caco… pq os true são assim msm… não por andar com all star rasgado, ou camisa preta… mas por fazer o que querem…. quando querem… sem se incomodar com a opinião alheia….

    Sinceramente, quem me conhece pessoalmente sabe que não sou um exemplo de físico… mas sabe o que eu fiz no show ontem? pulei que nem um maluco, me diverti como a Nine mesma disse, NO MELHOR ESTILO ANOS 80 e eh isso ae… ser o que queremos ser, quando e como desejamos ser…

    Gostar

  2. A rebeldia é uma palavra vazia quando está desacompanhada de atitude. Nossa geração tem um grande potencial intelectual pra mudar todas as coisas erradas, nossa geração vê essas coisas erradas com clareza, mas ainda não entende que hashtags no Twitter não fazem o trabalho sozinhas. A rebeldia, que não pode ser confundida com anarquia, exige que os trazeiros sejam movidos da poltrona da sala, normalmente usada por pessoas um pouco mais velhas.

    Gostei demais do post. Esses que abrem uma porta na mente, sedenta por um debate, são os melhores.

    Gostar

  3. Amiga, você é incrível! Esse texto mostra isso, e mostra que você se torna uma escritora cada melhor! É um orgulho imenso ser amiga de alguém tão especial e peculiar!
    Concordo com você em gênero, número e grau.
    Acho que não importa quando uma pessoa gosta da mesma coisa que outra quando é verdadeiro. Mas se é pra fazer pose ou ser aceito em um grupo ou qualquer coisa é idiota!
    Também conheço muitos exemplos de pessoas que não gostam ou se incomodam quando alguém gosta ou faz [d]as mesmas coisas que elas só por achar que é uma coisa dela ou porque vai deixar de ser original, mas acho isso besteira e egoísta.

    Vamos curtir os shows da vida e mandar quem se importa mais com o que fazemos do que com quem somos passear!😉
    beijos*

    Gostar

    • Dizer “especial e peculiar!” é um eufemismo pra ligeiramente maluca? =P
      Obrigada por me amar como eu te amo #emo
      Eu sumo, mas quando volto sento o pau em tudo! :B

      Gostar

      • Não, “especial e peculiar” mesmo. Se fosse pra te chamar de maluca, chamaria. Até parece que preciso de papas e eufemismo com você. Nem se você quisesse! ;P
        Eu te #emo muito! hahhahahah

        E Thiago, com uma amiga assim, até se estivermos sem vontade de tocar fogo na toca ela nos oferece a tocha, né?!😉

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s