Literarius Feelings

De repente, na sexta-fera (02/04/11), por volta de meio dia, me vi etiquetando  convites pro “imortais” da Academia Brasileira de Letras. Pra mim eram apenas convites aleatórios e nem estava prestando atenção nos nomes quando *BOOM* Paulo Coelho oO e logo depois  *POW* Moacyr Scliar. Aí me dei conta de que, quando eu tinha lido logo no começo “Nélida Piñon, o negócio era realmente sério e senti um puta frio na barriga.

E fiquei pensando [*ZAZ* João Ubaldo Ribeiro] em como essa posição significa tudo na vida de quem escreve. Tem gente que espera um vida inteira por uma honra como essa e não chega a conseguir. [*ZING* Lygia Fagundes Telles]

Vou confessar que, dos 40 nomes que correspondem às cadeiras da ABL, não conhecia a maioria, ou então sabia apenas por alto. Falha minha. Por uma questão de estilo literário, existem muitos autores brasileiros cujas obras não me agradam. Não que escrevam mal [*PÁÁ* Carlos Nejar], longe disso, apenas não fazem parte da minha lista de leitura.

Creio que os brasileiros não são habituados, já na escola, a ter apreço pela literatura de seu próprio país. [*PLIM* Ariano Suassuna] O que vemos é uma lista de clássicos impostos aos estudantes de forma tão maçante e repetitiva que nem mesmo eu, que amo tanto os livros, sentia vontade de lê-los. Os poucos que realmente procurei foram com uma vizinha que na época tomava conta da Biblioteca do E. E. Maria Lobo Viana [lembram dela, meninas?!] Eu era estranha, matava aula na Biblioteca… :B Isso quer dizer que o problema não estava com os livros.

Mas, voltando a ABL e seus convites, a sensação daquele simples ato de etiquetar envelopes foi emocionante. Pode me chamar de piegas ou o que for. Existe um peso indiscritível naquelas cadeiras de espaldar alto e trajes de gala. Mesmo que você não goste de determinados autores, precisa pelo menos mostrar respeito por eles. [*BANG* Carlos Heitor Cony]

E quando li o nome Ana Maria Machado, dei um sorriso de leve, pra mim mesma, sentindo no coração aquela sensação de Infância com cheiro de doce. Tenho a impressão de que somente a Lygia Bojunga também me remete a esse cenário.

O motivo dos convites? Nos dias 28, 29 e 30 de Abril a Fundação Cultural de Casimiro de Abreu irá realizar o II EPOCABREUEncontro de Poetas em Casimiro de Abreu. Vou trabalhar esses três dias…  A programação contará com diversas oficinas, música e dança. Estou fazendo “merchan” em causa própria, mas acho que o evento vale a pena. Vai acontecer tudo em Barra de São João, quem quiser comparecer será muito bem vindo.

Para mais informações, clique na imagem.

9 thoughts on “Literarius Feelings

  1. Ai, que legal! Eu também ficaria emocionada em seu lugar… afinal, sou mais uma das “estranhas” que matava aula na biblioteca! (E fiquei tão aliviada por saber que não sou a única!)
    Beijinhos, flor.

    Gostar

  2. =O
    Por essa não esperava…Senhorita Aline matando…lol
    *fazissoatéhoje*
    AHAHHAhahhahhHAHAhHAha…
    hoje em dia pra escrever no blog…=}
    gostei muito do blog…
    ^^
    tu escreve muito bem menina!
    bjss…e até mais.
    (vou dar uma olhado nas outras coisas que vc escreveu).

    Gostar

      • T_T

        poxa, nem me reconheceu….
        vo ter q resolver isso pessoalmente…\o/

        mais 1º deixa eu dar mais UMA dica:
        x:=” sabado de sol, domingo de chuva, semana em duvida!”
        y:=” não tente salvar ! “

        Gostar

  3. “Vou confessar que, dos 40 nomes que correspondem às cadeiras da ABL, não conhecia a maioria, ou então sabia apenas por alto. Falha minha. Por uma questão de estilo literário, existem muitos autores brasileiros cujas obras não me agradam.”

    É… Também confesso… @_@

    Pô, vou ver se consigo ir pra casa do meu tio no fim de abril, queria ir nesse evento (ainda mais se algum ABL aceitar o convite… *-*).

    Bjokas!!

    Gostar

    • Ano passado um deles aceitou, mas infelizmente eh um daqueles que eu nao sei qual eh… fail. Se vc me avisa que a gente marca de se encontrar!

      Gostar

  4. Hehe, agora imagina essas pessoas la perto de vc, e vc podendo papear com elas… sonhar não custa ^^ quem sabe não se realiza 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

