Resenha: Mordida – Meg Cabot

Título: Mordida
Original: Overbite
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Publicação: 2012

Olha eu aqui de novo!Dessa vez pra fazer a resenha de Mordida.

Mas não dá pra falar desse livro sem comentar do primeiro – Insaciável. Como eu não fiz resenha na época vou fazer uns comentários por aqui mesmo.

Fiquei meio reticente quanto lançaram um livro sobre vampiros da Meg Cabot aqui no Brasil, pensei: “Mais um?”. Mas o livro realmente me surpreendeu, praticamente mastiguei ele o dia inteiro, não queria fazer mais nada. Me apaixonei pelo Lucien Antonesco, sendo ele um vampiro de verdade, pra variar. Pelo Alaric Wulf e aquele jeito dele, todo bronco e ao mesmo tempo preocupado. Mais do que isso, Meena Harper, em Insáciável, é o tipo de heroína digna de Meg Cabot. Forte, decidida, em certos pontos feministas porque não querer que um homem dite as regras de sua vida. As atitudes que ela toma no decorrer da história me fizeram respeitá-la e muito. Mesmo com um final em aberto como ficou (porque eu só descobri uns meses depois que havia uma continuação), se tivesse terminado daquele jeito, ainda assim seria perfeito pra mim, não que eu não seja uma pessoa romântica. Se eu disser mais que isso darei spoiler… u.u

Fiquei esperando meses pela continuação até que lançaram aqui. E, devo confessar, fiquei decepcionada com a Meg Cabot pela primeira vez. Não quis acreditar quando li os comentários a respeito de Mordida porque geralmente prefiro tirar minhas próprias conclusões a respeito de um livro, no entanto, os outros comentários estavam certos!

 Meu sentimento quando estava lendo Mordida foi mais ou menos assim:

Começando pela capa: Nâo entendi que problemas de Direitos Autorais ou liberdade poética fizeram com que ela saísse tão escura daquele jeito, mal dá pra entender.

A original (D) é mais bonita. Mas também curti essa italiana (E):

Clichê: O que faz os autores sempre escreverem uma cena na qual o vampiro, sedento por sangue mas se vendo obrigado a se controlar por causa de sua amada, se jogue no outro canto do cômodo fazendo cara de desesperado??? Tá ficando chato, temquivêissaê!

Outra coisa que eu detesto – não somente nesse livros, mas em todos – é a mania de ficar explicando o que aconteceu no livro anterior. Pode ser até necessário, mas são páginas perdidas. Assim como a repetição de coisas óbvias que já foram ditas em páginas anteriores.

O que me leva ao próximo tópico: O número de páginas é bastante inferior em relação ao primeiro. Senti falta de mais conteúdo no livro, mais informações. Ao mesmo tempo, em algumas partes ele me pareceu arrastado demais, como se ela só quisesse “encher linguiça”. Como leitora chata pra cacete crítica que sou, sinto que o livro poderia ter sido bem mais desenvolvido.

Ela também colocou vampiros vivendo na Amazônia e em favelas, no Brasil, citou até nome de duas… Será que é só disso e do calor que o pessoal lembra, lá fora?

Tomei nojo do Lucien e do comportamento machista que ele começou a demonstrar, muito exagerado e apelativo em todas as atitudes. E o modo como ela colocou a mãe dele como parte chave na história, seria interessante se não tivesse ficado chato. Por outro lado, comecei a gostar mais do Alaric, pra compensar o declínio de minha opinião em relação à Meena – que ficou mole demais, na minha opinião. Os outros personagens já eram medianos, de qualquer forma…

Enfim… O livro começou prometendo ser mediano, virou um fracasso e teve um final surpreendente, levando em conta o que todo mundo esperava que fosse acontecer (eu acho). Lembrei de The Secret Circle, cujo único episódio bom foi o último… aí cancelaram a série. Paciência, não pra gostar de tudo sempre, né?! u.u

4 thoughts on “Resenha: Mordida – Meg Cabot

  1. Também fiquei super decepcionada com essa continuação porque, como você, também li o primeiro super rápido e adorei porque era muito mais sarcástico e adulto do que o resto da baboseira toda de vampiros por aí. Mas o segundo foi um dos mais chatos de todos os livros que a Meg escreveu. Uma pena.

    Gostar

Deixe uma Resposta

