A Bolsa Amarela: Meu livro 5 estrelas de infância

Isso não é uma resenha, na verdade, é mais um comentário. Porque eu precisava mostrar aqui um dos meus livros favoritos de quando era criança/adolescente. Porque hoje em dia tenho certeza que poucos adolescentes o conhecem e isso não está certo. É uma história meio antiga, eu sei, foi publicado inicialmente em 1976! Mas pra mim nunca será velha…

Sinopse:

A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

a-bolsa-amarela-lygia-bojunga-edições

 Você pode comprar os livros de Lygia em sua própria editora feita especialmente para “seu pessoal”: Casa Lygia Bojunga

Duas vontades da Raquel também eram minhas quando era criança: Ser menino e ser escritora. Nunca tive essa vontade de crescer. Tenho impressão de que foi o livro que mai reli, começando pelas edições da biblioteca e depois a que eu mesma comprei na única Bienal de Macaé (RJ), em 2006, eu acho, e pedi pra Lygia autografar… Essa agora a pior parte, porque não consegui dizer NADA a ela. De como seus livros tinham me acompanhado a vida toda, de como o galo chamado Rei e seu primo galo de briga me faziam feliz, de como eu gostava da sombrinha estampada que falava numa língua estranha e do quanto desejei uma Bolsa Amarela. Tudo isso porque minha mãe tinha um marcador de livro e depois finalmente encontrei um exemplar. Fiquei tão estupefata de encontrar minha escritora favorita que não soube o que dizer. É um dos maiores arrependimentos que tenho na minha vida toda. :/

a-bolsa-amarela-lygia-bojunga-autógrafo[Link para post antigo e trecho do livro na foto]

As crianças não se perdem mais em livros feitos especialmente para elas, pensam que são grandes demais pra isso. Querem crescer logo e ler os livros que os outros estão comentando, os livros da moda. Enquanto isso os pobres livros mais antigos ficam esquecidos, pegando poeira nas estantes de bibliotecas, sem ninguém que dedique um momento a eles, pobres coitados. Isso é justo, por acaso? Depois de passar tanto tempo sendo manuseados por mãozinhas suadas e estarem acabados, mas felizes, são simplesmente deixados pra lá, aposentados e sem perspectiva de futuro diante da tecnologia.

Claro que eu mesma amo um livro novo, até porque tenho alergia. Por isso tento cuidar ao máximo para que os meus envelheçam devagar. Mas se eles não estão mais em condições de uso, deem um “descanso eterno” a eles e publiquem novas edições para que os personagens não morram no esquecimento!

De vez em quando as editoras republicam edições de clássicos mundiais, que todo mundo já conhece e pode comprar onde quiser. Mas A Bolsa Amarela, assim como outros livros da Lygia Bojunga, é um clássico pra mim e merece um espaço também. A última edição é de 2002 (com uma capa excessivamente colorida, na minha opinião), mas cadê a divulgação? Pois eles se dão apenas ao trabalho de mostrar livros novos e isso não é justo!

Desse modo, faço aqui uma campanha pelo relançamento e divulgação dos meus clássicos, dos seus clássicos e dos clássicos brasileiros esquecidos de todo mundo que viveu, riu e chorou com eles. Porque as crianças de hoje precisam saber o que são os livros de verdade.

Anúncios

One thought on “A Bolsa Amarela: Meu livro 5 estrelas de infância

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s