Filme: Inverno da Alma (Winter’s Bone)

Inverno-da-Alma2Lançamento: 28 de janeiro de 2011
Duração: 1h 40min
Direção: Debra Granik
Atores: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan e outros
Gênero: Drama, Aventura
Nacionalidade: EUA

Sinopse:

Aos 17 anos de idade, Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e, dessa forma, começa a juntar a verdade sobre seu pai.

Ree é uma garota de dezessete anos que vive com a mãe e mais dois irmãos numa casa pobre e uma vida sem muitos recursos. Diante do estado catatônico da mãe, Connie, é ela quem passa a tomar as decisões da casa, já que seu pai está preso por fabricação e venda de drogas.

Um dia, enquanto cortava lenha para a chegada do inverno, o xerife chega e diz que seu pai está em liberdade sob fiança e precisa aparecer para uma audiência. Ree não sabe onde Jessup está, e mesmo que soubesse não diria, mas a casa onde mora com sua família foi deixada como garantia pelo pagamento da fiança e, a menos que seu pai apareça, eles a perderão. Esse filme é sobre tudo o que ela faz tentando achar seu pai para salvar a casa.

“Nunca peça o que deve ser oferecido.”

A relação que ela tem com os irmãos, Ashilee e Sony, é quase de mãe mesmo, ensinando a caçar, cozinhar, cuidar da casa, dos animais e lições escolares.  As crianças tem um papel importante, embora sem tanto destaque nas cenas a presença delas na vida de Ree é que faz toda a diferença em suas atitudes.

Inverno-da-Alma

As pessoas são todas meio violentas em algum momento do filme e todos são parentes em algum grau, sabem de coisas importantes que poderiam ajudar a achar o pai de Ree, mas ninguém se habilita, geralmente por medo. Ainda assim a garota demonstra força, mesmo diante do desespero. A personagem é tão séria que a Jeniffer nem chegou a dar um sorriso de verdade o filme todo. É um filme realmente tocante.

O Inverno da Alma

As cores deprimentes, em tons diversos e secos, metal, um pouco de branco no caiado das casas, um azul aqui e ali na roupa de alguém. Tudo muito frio e nem um pouco acolhedor, exceto pela casa de Ree, que mesmo não sendo lá essas coisas, tem uma família que se apoia.

Tenho certeza de que todos conhecem Jennifer Lawrence por Jogos Vorazes e O Lado Bom da Vida, até mesmo X-Men Primeira Classe, porém é bem provável que ainda não tenham visto Inverno da Alma – a não ser que seja um fã que assiste tudo! Apesar do título com cara de Cult* que me fez deixar ele de lado por um tempo, sem procurar saber o que era, vale muito a pena assistir (e de repente chorar um pouco).

*Não tenho nada contra filmes Cult, mas geralmente me dão soninho…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s