Estética?

cirurgia-plastica-para-mulheres-e1346231829419Por muito tempo pensei que as operações plásticas eram apenas uma questão puramente estética. Não me refiro a operações corretoras de problemas genéticos ou por acidentes, mas sim aquelas que a gente vê no carnaval e em programas de TV. Me considero, apesar disso, uma pessoa no seu direito de mudar de opinião quando bem entender. Nesse assunto não foi diferente.

Passei a levar em consideração há alguns anos um aspecto dessas cirurgias que não sei se outras pessoas já pararam para analisar: a autoestima do sujeito que faz a escolha. Claro que, em alguns casos, como a operação de redução de estômago, existe o fator saúde envolvido, mas muitas vezes não é só isso. Tem uma parte da pessoa, senão toda ela, que deseja mudar o que vê no espelho a fim de se enxergar como alguém melhor.

200275408-001Mesmo eu sinto vontade de transformar meus peitos em seios (se é que você me entende) quando minha auto estima está naqueles dias em que a escala desce a perigosos níveis -1 ou pior. Ou simplesmente tirar uns pneus que não deveriam estar ali.

Todo mundo sabe que pessoas gordas, magrelas, narigudas, orelhudas ou com cicatrizes sofrem na escola, no trabalho, lugares que frequenta, ao andar pela rua, em suma, a vida inteira. Algumas chegam ao extremo de tentar o suicídio por causa disso. Mesmo aquelas que se dizem contentes e que se aceitam tem seus momentos ruins.

Agora penso que a felicidade é o que move essas pessoas. O desejo de se gostar, de se querer. É muito simples alguém chegar e dizer que você precisa se aceitar quando não está sofrendo a cada dia. Mesmo aquelas operações mais grotescas tiveram seu propósito bonificador. E se a pessoa se sente bem assim, por mais bizarro e antinatural que possa parecer, quem somos nós para julgar?

Obviamente vamos continuar expressando nossas opiniões a respeito, quando acharmos ser necessário. Também é preciso pensar muito antes de tomar esse tipo de decisão e leva-la a cabo, afinal sempre haverão riscos. Porém, no final do dia, é somente a pessoa que é obrigada a conviver consigo mesma e para passar tanto tempo assim com alguém, é preciso gostar.

2 thoughts on “Estética?

    • Pensei em você também, afinal de contas a gente já se conhece tem bastante tempo, mas outras pessoas me vieram a cabeça. Não dá pra ficar julgando ninguém quando nem a gente sabe o que seria capaz de fazer.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s