Resenha: Assassin’s Creed – A Cruzada Secreta (Oliver Bowden)

A_CRUZADA_SECRETA_1343309023PTítulo: Assassin’s Creed – A Cruzada Secreta
Autor: Oliver Bowden
Editora: Galera Record
Publicação: 2013

Sinopse:

Nicollo Pollo, pai do explorador Marco, finalmente revela a história que manteve em segredo durante toda a vida: a história de Altair, um dos primeiros e mais extraordinários assassinos do Credo. É o curso da aventura de Altair em Constantinopla que irá selar o destino dos Templários e de sua saga na Europa.

A história da vida de Altaïr é contada aqui pela primeira vez: uma viagem que vai mudar a história; a sua batalha interminável contra a conspiração dos Templários; uma herança que é tão trágica como chocante e a mais profunda traição de um velho amigo.

Altaïr embarca numa missão formidável que o levará pela Terra Santa mostrando-lhe o verdadeiro significado do Credo dos Assassinos. De modo a provar o seu empenho, Altaïr terá de derrotar nove inimigos mortais, incluindo o líder dos Templários, Robert de Sablé.

Existe uma bela razão para eu fazer esta resenha antes dos outros dois livros publicados da série Assassin’s Creed, na verdade duas razões. Uma delas é que levei mais tempo do que gostaria para ler os outros dois livros, não porque sejam ruins, muito longe disso, são maravilhosos. As circunstâncias é que levaram a isso, e como terminei o segundo nas férias de Janeiro, fica um pouco difícil fazer uma resenha correta a essa altura. A segunda razão é que… eu tenho essa enorme queda pelo Altaïr, sabe-se lá por que, que me fez ficar doida pra saber quando era a vez de contar a vida dele.

Não sou do tipo que joga vídeo games, logo, fiquei sabendo de tudo através de terceiros, mas o Altaïr é um ícone dentro da história. Ele é o personagem principal do primeiro jogo. Mas me disseram que o sucesso só começou a partir do jogo dois, estrelado pelo Ezio Auditore, por isso os primeiros livros começam logo com ele. De qualquer forma só pretendo fazer resenha de Renascença e Irmandade mais pra frente. Agora vamos voltar pro meu Altaïr. (LOL)

O que comentário que eu li é que A Cruzada Secreta é mais arrastado que os livros anteriores. Não considero que seja. Tirando a primeira das quatro partes, que é praticamente uma reprodução das missões do jogo (mesmo sem jogar dá pra perceber), o livro é muito bom de ler.

A história é narrada por Nicollo Pollo (pai do famoso Marco, aquele que trouxe o macarrão da China pra Itália, entre outras coisas), a vida de Altaïr Ibn-La’Ahad é retratada no modo flashback em um diário de viagem de 1257, a partir de informações contadas por ele próprio. O interessante dos livros da franquia Assassin’s Creed é que sempre existirão personagens históricos importantes do meio da trama.

Altaïr foi treinado pelo credo dos Assassinos desde criança e por volta dos 20 anos já era um mestre muito habilidoso, no entanto ele possuía uma falha grave de caráter: a arrogância. Um dia ele comete um grave erro numa de suas missões, causando mortes desnecessárias e trazendo vergonha para si. Esse fato acarretou na perda de seus privilégios como assassino e ele precisou realizar uma série de missões a fim de recuperar sua posição e o respeito dos seus companheiros de irmandade.

Nesse meio tempo ele se descobre repensando todas as suas atitudes e, mais importante, os próprios ensinamentos do Credo dos Assassinos. Pra quem conhece a saga, sabe-se que os Templários são os inimigos mortais dos Assassinos, mas e se houvessem inimigos dentro do próprio Credo? – Ok, se eu disser mais do que isso vai ser spoiler demais pra quem não jogou/leu, então vou parar.🙂

O interessante da história do Altaïr, pra mim, é que ele praticamente fundou um novo Credo, ele se dedicou a estudar os segredos dos artefatos deixados aqui por uma civilização mais avançada , principalmente A Maçã que aparece nos outros livros. Desenvolveu as armas baseadas nos desenhos futurísticos provenientes dela e, principalmente, passou anos de sua vida escrevendo o Codex. Quer dizer, mesmo sendo traído por pessoas importantes, perdendo várias batalhas e até entes queridos, ele descobriu que precisava seguir em frente e fazer o possível para ajudar o grupo, sua causa maior. Ele aproximou o Credo dos Assassinos das pessoas ao invés de elevá-lo acima de todos. E vamos combinar, o cara conseguir dar uma surra em 3 marmanjos bem mais novos, mesmo aos 80 anos, poxa, não é qualquer coisa!

Por causa dele a história dos Assassinos recomeçou, dando brecha para o Ezio no futuro. É por isso que eu considero o livro muito bom, até porque eu gosto do jeito como o Oliver Bowden transcreveu a história dos jogos até agora. Não deve ser lá muito fácil escrever livros a partir de jogos, sem muita liberdade pra criar.

Livro digno. Sem mais.

7 thoughts on “Resenha: Assassin’s Creed – A Cruzada Secreta (Oliver Bowden)

  1. Toda vez que vejo um livro assim lembro de você haha
    Não faz muito meu estilo, acho que de fantasia -além de Harry Potter <3- só livros sobre fadas e sereias mesmo hahaa
    Aliás! Li um livro maneiro sobre fadas. Sabe aquela fotografia que uma menina tirou acho que no século 19 -acho- com fadinhas em volta e ficou mó bafáfá na época. Uns anos depois comprovaram que a foto era uma fraude. O livro é como se fosse o diário dessa menina, que tem o costume de prensar fadas e escrever sobre elas, mas depois as fadas voltam pra se vingar.
    Foi legalzinho, um livrinho rapidinho pra ler num ônibus. O nome é "o livro das fadas prensadas". Também quero ler o "Fadas no divã", depois te conto!

    Gostar

  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html
    shopping.uol.com.br/e-book-reverso_2631732.html

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s