[Fotografia] #1 Fabio Carvalho

Eu gosto demaaais de fotografia, mas fora algumas imagens esporádicas eu não sou boa nisso. Pretendo investir futuramente nesse hobby, comprar equipamento, fazer um curso, essas coisas, para poder me considerar pelo menos uma fotógrafa amadora. Mas existem duas pessoas que eu conheço e fotografam muito bem, então eu solicitei, humildemente (ou não), que eles fizessem uma contribuição para o blog. Pedi que escolhessem, dentre todas as fotos tiradas até agora, 5 imagens das quais se orgulhassem de ter capturado.

O primeiro mostrarei essa semana, e não sei se ele vai aceitar o elogio, porque fotografa a menos tempo que alguns por aí, mas o trabalho dele é maravilhoso. Ele não sai de casa sem a câmera e tira a maioria de suas fotos pela rua, na vida cotidiana de São Paulo. A gente se conhece desde 2009, quando eu passava a madrugada fazendo farra no Twitter!

Nome: Fábio Carvalho
Idade: 24 anos.
Ocupação: Fotógrafo de rua, Fine Art, visitar exposições, anotar idéias, joga-las fora, e brincar de trabalhar de vez em quando.
Afinidades: Café, livros, fotografia, internet, avenidas, retratos, café, blogs.
Internet:
Primeira à Equerda Facebook | Flickr | Instagram

Minhas tags pra ele: #Inteligente #Divertido #Workaholic #UsouAvatardoHoratio #ConhecinoTwitter  #SaiComaIrmãMaisNovaPratirarFotinha 

Agora, as fotos (As legendas são desnecessárias.  mas fica fófis, além disso eu sei que tem um monte de gente que só vê foto e não lê nada… :T )

Foto: Fabio Carvalho
“Sentado com fome” é uma foto muito especial pra mim pela história que ela traz. Ela foi feita na praça de alimentação de um shopping lotado, onde eu tive que esperar um bom tempo por uma mesa. Enquanto eu esperava em pé (e com fome) uma mesa pra sentar (não que eu vá sentar na mesa, você entendeu), ví esse rapaz pedindo comida pra um monte de gente até que, um senhor lhe ofereceu uma refeição e lhe perguntou onde ele iria sentar. Ele disse que alí mesmo, no chão, estava bom. E que “entre um lugar pra sentar e algo pra comer, prefiro um chão gelado e uma refeição quentinha”. Aquilo me atingiu e eu sentei no chão, do lado dele mas não tão perto. Logo depois minha mãe me ligou perguntando onde eu estava, eu disse que estava “sentado e com fome”.
Foto: Fabio Carvalho

“Entendendo a fé” é provavelmente a melhor foto que eu tenha feito na vida. Não por questão de técnica, mas de sentimento. Essa senhora estava num evento público de Corpus Christi na praça da Catedral Sé, aqui no centro de Sampa. Ela mal podia se aguentar em pé pela idade, mas insistia em assistir o pronunciamento do Arcebispo de São Paulo Don Odilo Scherer num palco à muitos metros dela, e mesmo com a acústica péssima e o excesso de gente, a longa distância do palco e tudo que a impedia de ter qualquer entendimento das palavrar do Bispo, ela seguia aproveitando cada minuto da pregação como se todas as palavras de fé e energia positiva alí dispersadas caíssem diretamente no seu coração. No meio do caos, da gritaria, do sol escaldante e da distância visual e acústica do padre, ela conseguia alimentar a fé e se fartar de paz.

Foto: Fabio Carvalho
“Sé Sitiada” foi capturada durante os protestos aqui em São Paulo, eu como fotógrafo e como cidadão não pude ficar de fora e fui pras ruas tentar lutar/registrar a luta por um País decente, mesmo que não adiantasse muita coisa. E ver tanta gente junta, de todas as idades, gritando por um mesmo ideal, marchando em espaços públicos antes tidos como “turísticos” apenas pra mostrar pros governantes que “estamos aqui e EXIGIMOS ser ouvidos” foi uma situação que marcou muito, muito a minha vida como cidadão e como fotógrafo. A igreja ao fundo é a Catedral da Sé, locação também da foto “Entendendo a fé”.
 
Foto: Fabio Carvalho
“Piedade” é outra imagem muito especial pra mim. Estava eu apenas me locomovendo pela cidade de um compromisso para outro quando encontro esse morador de rua carregando uma mochila e uma caixa escrito “piedade” na cabeça. A principio só mais um dos muitos andarilhos encontrados aqui pelo centro da cidade, mas quando ele encontrou um amigo que lhe perguntara o que levava na caixa, e respondeu com um largo sorriso meio alcóolico e meio triste que “carregaria a piedade para onde quer que alguém precisasse dela”, eu não tive dúvidas, saquei minha câmera da bolsa e capturei mais esse personagem urbano pro meu portfólio.
Foto: Favio Carvalho

“Av. Nove de Julho” é uma foto menos dramática, mas pra mim tem um significado especial. É uma das avenidas principais da cidade de São Paulo e mostra o vai e vem frenético que reina 24 horas por dia na cidade que nunca dorme. É a primeira fotografia que eu mandei imprimir profissionalmente em um processo especial “fine art”. Ela foi registrada, assinada e vendida. A partir daí eu decidi qual caminho dentro da fotografia eu pretendia seguir.

O que acharam? Eu amo fotos em preto e branco! Agora vejam as fotos que ele tirou e que EU escolhi:

Espero que tenham gostado!

4 thoughts on “[Fotografia] #1 Fabio Carvalho

  1. OPA!! Muito obrigado pela homenagem Aline, fiquei muito feliz. Como já devem ter percebido, eu fotografo com o coração e tento expressar ao máximo o que vejo, sinto e como enxergo as coisas. Acho que todo fotógrafo deveria ser assim, até os comerciais/editoriais. Espero que tenham gostado das fotos. Témais =)

    Gostar

Deixe uma Resposta

