Resenha » Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Publicação: 2013
Páginas: 320

CLASSIFICAÇÃO: ❤❤❤❤❤

Oi, gente!

O que é esse livro maravilhoso da Jojo Moyes?

Primeiramente gostaria de dizer que não leio romances já tem alguns anos aí. Eu sempre fico destruída por dentro por causa dos casais e do chororô todo. Na verdade, evito livros tristes em geral, pra chorar já basta a vida, né. E best sellers, muita influência externa. Mas como o filme estava para sair, decidi que era melhor ler o livro primeiro pra, em seguida, assistir ao filme – e poder reclamar bastante, se fosse o caso, porque eu sou dessas que apontam o dedo “Não é assim que acontece no livro!!!“. Então, vamos lá.

AMBIENTE: Nós já estamos tão acostumados à trocentagem de histórias que se passam nos Estados Unidos, pelo menos eu, que eu leio tanta literatura estrangeira, de modo que é um refresco algo que venha da Inglaterra. Uma cidade pequena, onde as pessoas se conhecem (e se metem na vida umas das outras) a vida inteira, turistas que vem e vão, uma graça. Ao mesmo tempo, existe a mansão luxuosa da família de Will, cheia de ostentação.

PERSONAGENS: Cada personagem é maravilhoso. Dos principais, Lou e Will, aos personagens secundários e outros que são apenas mencionados, todos têm um nível de profundidade incrível. O sentimento era de que havia várias histórias menores dentro da trama, todas acontecendo ao mesmo tempo.

Lou é uma moça boa e subestimada que não testa seus limites. Já Will testou seus limites ao máximo, até acontecer o acidente que mudou sua vida pra sempre. Os pais de Lou, totalmente opostos aos pais de Will, representando o que a maioria de nós deseja ou não da vida, e por aí vai.

TRAMA: Esse é um livro que aborda vários temas sérios, de uma forma leve e fácil de digerir, em sua maioria. É amorzinho, mas não no sentido romântico da palavra. Engloba o amor à vida, à família, à busca pela felicidade e o que acontece quando você deixa sua vida de lado. É sobre duas pessoas que precisam de apoio uma da outra pra crescer e dar valor às pessoas e às coisas que estão a sua volta .

É a vida de uma jovem mulher que está presa numa cidade pequena, que não tem muitas perspectivas, contente com a vidinha medíocre que tem. De repente, ela se vê cuidando de um sujeito tetraplégico e rabugento. Will odeia a vida que leva agora e sente falta de quando era um sujeito ativo, que trabalhava numa grande empresa e esbanjava  o luxo. Ele está cansado de ver olhar de pena das pessoas.

A autora coloca os dois juntos de forma que um passa a influenciar imensamente a vida do outro de uma forma linda. Will tenta mostrar, de todas as formas, o potencial que Lou está desperdiçando ao não realizar nada por si mesma. Ao ler, você percebe o quanto sua família a desvaloriza e deprecia com brincadeiras idiotas e o como o namorado não a trata com o respeito que ela merece. Em contrapartida, Lou tenta mostrar a Will que, apesar de estar preso à uma cadeira de rodas, a vida ainda merece ser vivida e experimentada. Mesmo que pra isso ela precise aturar as risadas sobre seu estilo de se vestir e as pirraças de um homem adulto.

REAÇÃO: Me identifiquei com muitas partes da história. A forma como olho pra mim mesma no espelho e vejo tão pouco diante das coisas que eu sei que eu poderia fazer, mas que me sinto tão pequena e não faço. Como não me sinto boa o suficiente. É bom quando você lê um livro que te dá três tapas na cara e te faz pensar na sua vida. Foi outra ótima forma de me fazer voltar a publicar no blog, na verdade. Tipo “Toma vergonha nessa cara e vai lá!

Foi maravilhoso! Eu sentei pra ler o livro no Kindle e não consegui largar! Devo ter começado às 10h30 da noite, entre mamadas do Erick e idas ao banheiro eu fui até às 6h da manhã e só parei porque o sono me dominou. Não aconselho isso pra mães recentes que precisam muito de um descanso! haha Passei um dia cagado de sono e só voltei a ele à noite por causa das obrigações maternais – não dá pra concentrar quando o bebê dorme e acorda várias vezes ao dia. Mas quando eu terminei foi lindo, realmente surpreendente. Eu não imaginava gostar tanto assim de um best seller de romance.

A única ressalva que eu tenho pra fazer é não ter me apegado ao Will, como como geralmente acontece. Ele é cativante, interessante e ao mesmo tempo muito irritante, mas eu não me apaixonei por ele e não me sinto mal por isso, não. Foi um final lindo para uma história muito bonita que, apesar de dramática, não teve um fim usual e até mesmo se fosse um romance clássico, também não seria. Foi o primeiro livro que li da autora e, com certeza, pretendo ler outros mais. Já tem vários na fila, inclusive.

2 thoughts on “Resenha » Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)

  1. Eu nunca odiei tanto um personagem quanto odiei o Will, eu falo com certa propriedade, já estive em um relacionamento com um cadeirante e na época que li ainda estava, foi bem duro me imaginar no lugar da Lou, onde todo mundo vê que ele mudou a vida dela, eu vejo que ele não respeitava a individualidade dela, quando ela tentou mostrar outras formas de viver para ele, ele disse que ela não poderia decidir por ele o que ele gostava ou não, mas foi justamente o que ele fez com ela, deixou transparecer que gostava dela, sentiu ciúmes e depois… Eu acho que você não deve deixar alguém entrar na sua vida sabendo que você mesmo não vai ficar!

    Gostar

    • Acho interessante esse ponto de vista, mas imagino que é o tipo da coisa que você pensa quando acontece com você, mesmo. Mesmo assim, acho que ele pelo menos fez ela perceber o potencial, entende? Quando alguém fala que devemos fazer alguma coisa, não é nossa obrigação acatar, obviamente, mas algumas vezes ajuda a encarar a realidade.

      Gostar

Deixe uma Resposta

