Resenha » Poison or Protect (Gail Carriger)

Título: Poison or Protect (Delightfully Deadly Novella #1)
Autora: Gail Carriger
Editora: Independente (via Kindle KDP e outros)
Páginas: 147

Classificação:❤❤❤❤❤

Observação: Livro +18, em inglês.

A resenha de hoje é especial pra mim e estou tendo sérias dificuldades, já que é uma das minhas autoras preferidas, mas juro que vou tentar. Pra quem ainda não a conhece, a Verus publica sua primeira série de livros aqui no Brasil – O Protetorado da Sombrinha.

Ambiente: Poison or Protect se passa em uma Inglaterra vitoriana e steampunk e, nesse caso, também sobrenatural. Então além dos dirigíveis, temos lobisomens, vampiros e fantasmas – um mundo conhecido pelos fãs como Parasolverse – embora nesse livro específico a autora tenha focado a trama nos humanos mesmo. Tudo se passa em uma mansão, no interior, entre fofocas, xícaras de chá e sanduíches pequenos demais. Cômico e maravilhoso (e aqui já vemos que não conseguirei mesmo ser imparcial, foda-se).

Personagens: Preshea Villentia é uma dama de classe, viúva e, segundo fofocas (que todo mundo comenta mas não na cara dela), é a causadora das mortes de todos os três maridos. Uma mulher linda e letal. Capitão Gavin Ruthven não consegue deixar de pensar como militar e tem um jeito todo especial de tratar as mulheres. Os outros personagens parecem saídos de uma comédia de Jane Austen, de tão absurdos. E tem o Lorde Akeldama, sempre perfeito (ele está em praticamente todos os livros da autora, eu acho).

Trama: Lady Preshea Villentia é contratada para uma missão importantíssima que requer sua presença nessa dita mansão para uma daquelas festas de gente inglesa chique que durava semanas. Sinceramente não sei como as pessoas conseguiam se ver durante tanto tempo sem tentarem se matar… Gavin parece estar seguindo ordens do inimigo e ao mesmo tempo querendo distraí-la com todo seu jeito escocês maravilhoso. Preshea não consegue se concentrar e se pega traindo suas próprias convicções a respeito de vários aspectos da vida. É uma história quente, cômica e curta, por isso nem posso falar muito sem entregar muitos detalhes, infelizmente. Não sei quanto a vocês, mas as vezes eu gosto de entrar de cabeça numa história sem ler nem a sinopse, principalmente se for de algum autor que goste bastante.

Essa é a hora em que eu gostaria de ter um Kindle colorido, porque sinceramente…

Reação: Para maiores de 18 anos, com certeza, ou pessoas a partir de 16 que não fiquem coradas à toa. Apresenta conteúdo sexual bastante gráfico (e interessante), mais do que qualquer outra história dela, que geralmente fica nas gracinhas e subentendimentos. Ao mesmo tempo, você dá boas risadas – se for uma pessoa de bom humor, não tenho culpa se você for ranzinza.
Fiquei muito feliz ao saber que a Gail ia começar a lançar livros de forma independente, de modo que assim que ela anunciou a pré-venda eu comprei logo o e-Book. O livro físico passou a ser impresso sob demanda esse mês e já está disponível em vários países, mas não no Brasil, infelizmente. Eu estava preocupada com possíveis spoilers já que Preshea é personagem de uma outra série da Gail que eu ainda não li (Finishing School, ainda não publicada no Brasil), mas como ela própria garantiu e pude comprovar, você pode aproveitar a história sem problemas.
Acho interessante como ela consegue colocar tantas histórias no mesmo universo, com alguns personagens recorrentes, sem ficar redundante, poucos autores conseguem esse feito. E também admiro a forma como ela coloca personagens homossexuais e bissexuais em seus livros, estando simplesmente lá, como parte da história sem que isso se torne um grande assunto, porque é natural.
Como eu disse, posso estar soando parcial nisso tudo, mas realmente Gail Carriger é uma autora muito talentosa. Pretendo fazer a resenha de O Protetorado da Sombrinha eventualmente, mas como a série foi lida enquanto o blog estava parado preciso decidir se faço da série toda ou um por um. Aceito sugestões.

 

Deixe uma Resposta

