Resenha » Eleanor & Park (Rainbow Rowell)

Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Publicação: 2014

Classificação: ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

Observação: Audiobook, em inglês

Poderia ser só mais um romance adolescente, mas não é. A história se passa nos anos 80, na época em que as pessoas presenteavam umas às outras com mixtapes carinhosamente gravadas na solidão de seus quartos, quase dá pra sentir o cheiro e ver as cores da época. Rainbow tem uma escrita muito vívida e a narração dos personagens foi feita por duas pessoas com vozes muito boas, que te fazem mergulhar totalmente na história.

Eleanor é ruiva e se considera gorda, veste roupas masculinas e acessórios incomuns e não liga pra quantidade de olhares que provoca. Ela é obrigada a voltar a morar com a mãe após um período separadas, só que a mãe tem esse marido nojento e abusivo, mais três filhos e uma casa apertada. Eleanor passa a ter que dividir não somente o quarto minúsculo com os irmãos, mas um banheiro sem porta, a falta de dinheiro e os olhares e repreensões do padrasto, o tempo todo com medo do que virá a seguir.

Park é um adolescente meio coreano, que vive com os pais e um irmão numa casa confortável. Passa bastante tempo ouvindo música, lendo quadrinhos e tentando não ser alvo das brincadeiras idiotas dos colegas de escola. Quando Eleanor entra no ônibus vestindo aquelas roupas esquisitas, ele decide ignorá-la, mas ela senta ao seu lado porque ninguém mais abriu espaço pra ela. Aos poucos Park percebe que ela tenta espiar o seu gibi. Em pouco tempo eles começam a conversar, curiosos sobre a vida do outro, dividindo o amor pela música.

Eleanor nunca menciona os problemas em casa, como ela gostaria que sua mãe deixasse de ser submissa, que às vezes eles não tem direito o que comer ou roupas boas pra vestir.  Ela é uma garota extremamente problemática que não sabe direito se pode ou não confiar em Park, e mesmo assim o garoto vira uma espécie de âncora, alguém que se importa realmente com seus sentimentos. Ao passo que dentro da cabeça dele as coisas também estão uma bagunça, uma briga entre querer ser invisível e não saber como demonstrar as coisas que está sentindo.

Foi meu primeiro livro da autora, e pretendo ler mais dela porque sua escrita me cativou bastante, sabe. Eu senti cada dor e cada alegria da Eleanor e do Park dentro do meu coração, foi maravilhoso. São duas pessoas de aparência incomum pra um casal principal, o que torna tudo mais verdadeiro e interessante. Rainbow Rowell conseguiu deixar o primeiro romance de dois adolescentes transparecer de forma leve e ao mesmo tempo cheio de descobertas sobre si mesmo, seu sentimentos, seu próprio corpo e aceitação. E uma alta dose de raiva e nojo que me subiu o sangue, porque eu sou deses tipo de leitora mesmo, admito.  É um daqueles livros que dá vontade de comprar mais de uma edição porque é lindo e inesquecível.

*Wishlist*

No Spotify você pode encontrar as playlists de cada um dos livros da autora feitas por ela mesma, vale a pena conferir!

Foi meu segundo audiobook, eu estava testando o sistema da Audible (Amazon) na época e gostei muito, mas é uma pena que eles não tenham o serviço aqui no Brasil e cobrem em dólar. De qualquer maneira foi uma experiência muito diferente de imersão. Você pode fechar os olhos, depois de um dia cansativo e ainda assim aproveitar uma boa história.

Não sei dizer como ficou a tradução no Brasil porque tenho más experiências com os livros da Novo Século e deixei de comprar livro da editora, uma pena. Claro que isso já tem um tempo e eles podem muito bem ter melhorado o serviço editorial.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s