Resenha » The Raven Boys | Os garotos Corvos (Maggie Stiefvater)

the_raven_boys_1328195073bTítulo:  Os Garotos Corvos (A Saga dos Corvos #1)
Autora: Maggie Stiefvater
Editora brasileira: Verus
Páginas: 416
Classificação: ❤ ❤ ❤ ❤

O livro se passa na cidade de Henrietta, Virgínia (EUA), onde Blue Sargent mora com sua mãe clarividente e outras mulheres igualmente poderosas. É uma casa onde pode até faltar dinheiro, mas não falta amor e proteção. O lance todo é que existe uma profecia na qual Blue não pode encontrar o amor da sua vida e dar uns beijos no moleque, porque se ela fizer isso ele morre.

No entanto, tudo isso muda no Dia de São Marcos, uma ocasião onde geralmente Blue e sua mãe vão ao cemitério sentir as almas desgraçadas de todas as pessoas que morrerão no próximo ano. Blue nunca vê nada, já que ela mesma não tem poderes, apenas um tipo de energia que aumenta o poder das outras. Mas dessa vez ela vê alguém, um rapaz da Academia Aglionby, a escola particular para garotos, que sussurra apenas seu nome e ela fica sem saber o que pensar disso.

O rapaz em questão é Gansey, bonito, charmoso, inteligente e que tem tudo na vida, mas não está satisfeito. Ele mora num prédio onde ficava antes uma fábrica e está numa busca nem tão secreta que envolve tanto história quanto o sobrenatural e as supostas linhas de energia que percorrem essa cidade.

Junto com ele nessa empreitada estão outros três: Ronan, bad boy revoltado que puxa briga com todo mundo desde que o pai morreu. Arthur, inteligente e determinado, porém pobre e ressentido pela forma como os outros tratam a boa vida que tem. E Noah, que faz o gênero “Falo nada, só observo” e é um amor de pessoa.

Blue não pretendia se envolver com nenhum desses riquinhos mimados, mas por acidente ela acaba no meio da história. Em seguida, eles mesmos buscam ajuda através dos poderes psíquicos da mãe dela. Várias coisas vão acontecendo, ora arrastadas, ora frenéticas, até chegar no final cliff hanger do carai que te obriga a querer o livro dois, óbvio.

É o segundo livro que leio da autora. Comprei The Raven Boys numa promoção pro Kindle, (e, novamente, não saberei dizer como ficou a tradução, só deixo a editora a título de informação mesmo) mas levei um tempo pra pegar e ler com vontade mesmo. Maggie tem uma escrita linda e um ritmo que só pode ser descrito como poético. Gostaria de fugir da definição que a maioria das pessoas usam, mas não creio que haja outra forma de descrever. Porém as palavras que ela emprega são pouco usuais, de forma que na primeira vez que peguei o livro pra ler o meu nível ainda não era suficiente. Agora pude aproveitá-lo melhor e fiquei muito feliz com a história.

Blue não sente problemas em ser pobre, ela trabalha e se esforça pra ter as coisas. Diferente de Arthur, que passa o tempo todo remoendo sua opinião sobre seus amigos e alimentando o próprio orgulho. No começo ela tem um pouco de preconceito em relação a eles, pra logo em seguida descobrir que eles são muito mais, que Gansey é muito mais.

Gansey, por sua vez, está o tempo todo focado na sua busca e em como ele deseja fazer sua vida valer a pena. Tenta ser diferente do pai e nem chega a perceber que pode estar se comportando da mesma forma. Ele exerce um poder de atração muito grande na maioria das pessoas. Acaba tentando controlar a vida dos outros, tentando ajudar sem perceber que muitas vezes seus amigos merecem fazer suas próprias escolhas e sofrer com elas. É a única pessoa que consegue penetrar no furação que é a mente de Ronan e trazê-lo de volta a realidade nos momentos de raiva.

Gostei muito como ela colocou um núcleo familiar tão poderoso e totalmente feminino dominando parte da trama. Dá quase pra sentir a energia fluindo durante os diálogos das personagens, mesmo os corriqueiros.

Não é uma história de amor, apesar da profecia e um toque de romance aqui e ali. É uma história sobre busca do conhecimento, do mundo e de si e acima de tudo, a busca pelo poder.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s