Livro x Série » As Crônicas do Gelo e do Fogo (George R. R. Martin)

Levando em conta que várias pessoas sabem do que se trata a história e que falar dos 5 livros ia trazer uma caralhada de spoilers pra quem ainda não leu, achei melhor falar da série de uma forma geral. Porque sim e porque eu amo esses livros.

estante-alineleal13-as-crônicas-do-gelo-e-do-fogo
Pra que procurar cenário pra foto se eu posso usar a estante mesmo?! ~Preguicinha.

George Martin é um dos melhores escritores que eu já encontrei na minha vida. Sua escrita é super vívida e descritiva, possivelmente por ele ser também roteirista. Você conseguiria imaginar cada cena perfeitamente, mesmo se não existisse a série .

Comecei a ler As Crônicas do Gelo e do Fogo logo após a primeira temporada de Game of Thrones, se não me engano. Fui influenciada principalmente pelo Pedro, que há havia lido todos os livros e queria mais gente pra conversar sobre o assunto. Ele gosta de coisas bem específicas como os livros do George Martin, Bernard Cornwell e J. R. R. Tolkien – sempre cheios de batalhas épicas -, que nem sempre casa com o que eu gosto. Mas não tem como não se apaixonar por esses livros.

Para quem assiste a série fica sempre a impressão de que a história tem mais sexo do que qualquer outra coisa. Já nos livros o clima é mais sangrento. Tem horas que você não tem nem tempo de chorar a morte de alguém porque foi no meio da batalha que ainda não acabou e logo acontece alguma outra coisa. Uma loucura total! Eles também mudaram as idades dos personagens, pra não fazer cenas bizarras com crianças. A Dany tinha somente 14 anos quando casou-se com Khal Drogo, imagine só!

aqmvrnr_700b_v1
“Qual parte de ‘Valar Morghulis’ vocês não entenderam exatamente?” rs

Uma outra coisa que sempre se pode esperar – e que todo mundo já percebeu – é que você não pode se apegar demais a um personagem porque eventualmente ele vai morrer. Valar Morghulis. E por mais que sempre existam os personagens principais da história pelos quais você torce que se deem bem ou mal, eu gosto de cada pessoa que o Martin criou dentro do mundo de Westeros. Porque são todos humanos de verdade, nem sempre de todo maus, nem sempre de todo perfeitos, sabe. Cada um deles tem sua própria história, que é profunda, marcada por vários acontecimentos que podem afetar a história principal.

o_mundo_de_gelo_e_fogo_1420915975415375sk1420915975bFico com pena de quem acompanha desde o começo, anos e anos de espera pelo próximo livro. Eu mesma, que terminei A Dança dos Dragões ano passado com a promessa de Ventos do Inverno pra esse ano, já fiquei meio revoltada. Mas aí ele vem e lança O Mundo de Gelo e Fogo, a enciclopédia perfeita de todas as belezas de Westeros e além. Então eu acho que a gente meio que cria uma relação de amor e ódio com o tio George, assim como todo autor preferido, tem vontade de jogar tudo pro alto mas volta pra saber o que vai acontecer a seguir.

A partir da 5ª temporada eu comecei a ficar severamente revolta, porque eles pararam de adaptar a história e simplesmente começaram a cortar e emendar uma coisa na outra, mudando muita coisa que acontece no 4º livro, O Festim dos Corvos, que não é o preferido de ninguém mas eu amo. Porque é justamente onde vários personagens secundários passam a ser protagonistas da história e você passa a ver tudo pelos olhos deles. Outra marca importante da escrita desses livros: cada capítulo vem sob o olhar de um personagem, em uma linha temporal diversa, como se você estivesse lendo vários livros ao mesmo tempo.

o_cavaleiro_dos_sete_reinos_1386336547bE como falta dinheiro pra sair comprando todos os livros relacionados, camisas, bonecos, e camisetas, eu tenho uma wishlist enorme pra preencher. Mas gosto muito de O Cavaleiro dos Sete Reinos, que se passa muitos anos antes na linha do tempo. Ao meu ver contém três histórias importantíssimas que fizeram de Westeros o que é hoje, porque se Duncan não tivesse encontrado com Egg metade das guerras relatadas nos livros nem existiria. Obviamente eles arrumariam outras coisas sobre o que brigar, mas mesmo assim.

Aí, a gente aproveita que não tem muito dinheiro e faz uma coisa que eu gosto muito – comprar coisas que me lembrem os livros que eu gosto.

tyrell-alineleal13-biju
Um anel inspirado na Casa Tyrell

E por mais que eu goste do Girl Power da 6ª temporada e curta a Daenerys, meu coração sempre vai bater mais forte pela casa Stark.

stark-alineleal13-biju
O inverno tá vino’…

Importante mesmo é saber como eu vou fazer pra comprar os livros em tamanho normal, com as duas capas, a versão em inglês, os quadrinhos (coloca mais uns 20 outros aí) e a versão ilustrada de O Cavaleiro dos Sete Reinos. Ainda em que inventaram Black Friday!!!

o_cavaleiro_dos_sete_reinos_1466029954591489sk1466029954b o_principe_de_westeros_e_outra_1428582022443953sk1428582022b alem_da_muralha_1425935360439780sk1425935360b

One thought on “Livro x Série » As Crônicas do Gelo e do Fogo (George R. R. Martin)

  1. Eu amo Game Of Thrones! Ganhei os 3 primeiros livros numa promo da Leya (e mais um outro pra ler antes do lançamento), mas sempre preguiça de começar a ler por conta do tamanho, especialmente porque dificilmente leio em casa. Mas graças a Deus existe o Kindle Unlimited, porque finalmente comecei a ler esse ano pelo aplicativo/plano (quero até fazer um vídeo sobre isso!).
    A série é MA-RA-VI-LHO-SA (apesar de destruir nossos corações)! Difícil mesmo é ver com meu digníssimo noivo, porque ele não é de maratonar no sentido mais literal da palavra. Enquanto eu preciso ver um episódio atrás do outro, ele vê um na vida e outro na morte! buáááá É uma tortura pra mim ver assim, mas estou sobrevivendo!
    Acho que minha coleção de GOT só não é enorme porque minha dedicação maior é em HP. Mas como estou quase quite, quem sabe não me dedico mais?! Só não posso muito no momento por conta da mudança.

    xoxo

    Gostar

Deixe uma Resposta

